Time do Vale do Itajaí termina rodada dentro do G8 da série C
Em rodada de clássico catarinense no último sábado (24), apenas o Brusque venceu entre os times do estado. Pela série B do Campeonato Brasileiro, Chapecoense e Criciúma igualaram o placar em 1 a 1 e o Avaí não saiu do 0 a 0 contra o Londrina. Na terceira divisão, o Figueirense também empatou em 1 a 1 contra o Londrina e coube ao Brusque a única vitória catarinense do final de semana, por 2 a 0, contra o Floresta (CE).
Avaí
O sábado (24) começou com Avaí e Londrina jogando às 16h, na Ressacada, em Florianópolis. Com maiores chances para o time da casa, o goleiro Lucas Frigeri até chegou a fazer boas defesas para o Londrina, mas o jogo não saiu do morno e nem do 0. Dois pontos perdidos para o Avaí, um ponto ganho pelo Londrina.
Amargando a zona de rebaixamento, em 18º lugar na tabela, o Leão da capital catarinense não vence há 8 jogos e soma 10 pontos com o segundo empate consecutivo. O próximo compromisso do Avaí é na quarta-feira (28), contra o Ceará, às 19h, no estádio Castelão.
Figueirense
Meia hora depois do início na Ressacada, às 16h30, a bola rolou para outro time de Florianópolis. Reeditando o clássico manezinho, o Figueira encarou um Leão, mas, desta vez, era o do Pará. No estádio Mangueirão, no meio da Amazônia, em Belém, o Remo abriu o placar com belo gol de Pedro Vitor, aos 15 minutos do primeiro tempo. O Figueira insistiu no segundo tempo e acertou a trave duas vezes, com Gustavo França e Nicolas, até que, aos 35 minutos, Léo Arthur e Barba fizeram boa jogada e Diego Guerra marcou contra.
Com 14 pontos, o Figueirense ocupa a 9ª colocação na tabela, à beira do G8, que tem logo o Brusque, também com 14 pontos, abrindo a zona de classificação para a próxima fase. O Figueira volta a campo no dia 2 de julho, contra o Operário (PR), às 16h30, no Orlando Scarpelli.
Brusque
Às 17h, começou a partida do único time de Santa Catarina que sairia vencedor de campo no último sábado (24). Jogando em casa, no estádio Augusto Bauer, o Brusque não encontrou dificuldades para aplicar 2 a 0 em cima do Floresta (CE). Logo aos 2 minutos do primeiro tempo Cléo Silva marcou para o time da casa, mas teve gol anulado. Aos 24, Rodolfo acertou um belo chute e abriu o placar para o Brusque. Aos 8 do segundo tempo, Éverton Alemão cabeceou para ampliar.
Com a vitória, o time do Vale do Itajaí chega ao 8º lugar, com 14 pontos, e abrindo o G8 — zona de classificação para a próxima fase. No dia 1º de julho, o Brusque repete a Figueirense e também vai a Belém do Pará, para jogo contra o Paysandu, às 19h, no estádio Curuzu.
Chapecoense X Criciúma
De volta à Série B, o clássico catarinense da rodada também aconteceu às 17h. Jogando em casa, a Chape saiu atrás. Melhor no primeiro tempo, o Criciúma abriu o placar na Arena Condá, com gol de Tiago Marques aos 31 minutos. O segundo tempo foi da Chape, que logo aos 2 minutos quase empatou em jogada pela esquerda. Marcelo Hermes salvou o Tigre em cima da linha. Aos 14, o empate veio com gol do volante Neto.
Apesar do empate no placar, os dois times vivem situações bem distintas na série B. Com 24 pontos, o Criciúma é o melhor catarinense da competição, ocupando a 6ª colocação, na briga por uma vaga para a primeira divisão em 2024. A Chape, por sua vez, vive o drama da luta contra o rebaixamento, assim como o Avaí. Em 17º lugar, o Verdão do Oeste soma apenas 11 pontos, um a mais do que o Leão.
Na terça-feira (27), os dois times voltam a campo, jogando em casa, às 19h. No estádio Heriberto Hülse, o Criciúma recebe o CRB. Já na Arena Condá a bola rola para Chapecoense e Sport.
Foto: Lucas Gabriel Cardoso