20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Fátima Guimarães

Destaques para o turismo de inverno em Santa Catarina

Árvores caducas

Você sabia que o verão em São Joaquim é mais frio do que o inverno de muitas cidades do Brasil? E você sabia que existem trutas selvagens nos rios de São Joaquim? “Se tem trutas, é sinal de que os rios são limpos”, ressalta o meteorologista Ronaldo Coutinho, o aniversariante desse domingo (16).

As primeiras geadas chegam ao outono e os turistas têm a oportunidade de curtir momentos com a família e levar a boa imagem da serra catarinense. Quanto à neve, ela é a cereja do bolo, não diz quando vai chegar, mas quando chega surpreende a todos. As pessoas vêm para Santa Catarina buscar o pico da montanha, tudo porque anseiam o ar puro, o contato com a natureza e a gastronomia típica da região.

Quase  80% do povo brasileiro não sabe o que é uma geada forte. Aquela que branqueia desde a copa das árvores até o chão e, nessas situações, os inexperientes acabam confundindo com neve.

No outono, o diferencial é para as árvores caducas, aquelas que trocam de cor na estação e perdem suas folhas. Em outras palavras, primavera, verão, outono e inverno apresentam momentos inesquecíveis. Coutinho finaliza que o forte do turismo no futuro será no verão. E que este olhar precisa ser explorado , pois será o “bum” da região serrana

60 anos de carreira

  A serra catarinense com seu vislumbre da natureza e montanhas é o ponto turístico mais desejado dessa estação.

Na tarde desse sábado (15), turistas de diversos lugares, inclusive dos Estados Unidos, vieram para prestigiar a exposição de obras de arte da artista plástica Cleusa Soares.

Ao todo, são 42 obras intituladas “Natureza Viva”. Para o curador e gestor da Galeria de Arte da Villa Francioni, Edson Machado, a artista traz elementos acadêmicos para os dias contemporâneos com destaque para os efeitos de luz e sombra, texturas realistas e escalas cromáticas ricas.

Cleusa tem 60 anos de carreira e já teve seu trabalho exposto no Brasil, Itália, França, Chile, Alemanha e Estados Unidos.

A exposição segue até o dia 17 de setembro na Galeria de Arte Villa Francioni em São Joaquim (SC).

 

O Brasil ainda está amador

A Presidente do Sindicato de Restaurantes e Hotéis da região da Amurel, Ivone Ferraz, que é Turismóloga, esteve com lideranças em Brasília (DF), onde participou de palestras para discutir sobre o turismo de Santa Catarina (SC) e do Rio Grande do Sul (RS). Segundo Ivone, a ideia é movimentar todos os setores da cadeia produtiva, pois o Brasil ainda está amador nesse sentido, em que uma das questões é: o que se faz para se ter turismo?

A conversa também foi com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, que se mostrou preocupado com essa demanda.

Diante de um turismo de qualidade buscado, a maior demanda está na mão de obra qualificada, que está precária em vários setores. Precisamos de um olhar político para o turismo, uma vez que ele é uma ferramenta muito importante para uma economia pujante e forte. A presidente do sindicato acredita que o turismo deve levar 10 anos para se levantar e precisamos retomar com força, como criar eventos nas quatro estações para que todos possam ter qualidade de vida o ano inteiro. O assunto segue…

Dramaturgia

O Teatro Ademir Rosa, Florianópolis (SC), receberá nos dias 05 e 06 de agosto “Polaris”, o espetáculo no globo gigante. O Teatro Ilusionista de Maicon Clenk reúne atores, bailarinos e acrobatas do Brasil e do mundo. O espetáculo mistura ilusionismo, teatro físico, dança, dramaturgia, música e acrobacia. Vai além da sua imaginação. Coloque na sua agenda e venha se divertir.

Conferência de Cultura

 Nessa semana, a Presidente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Roseli Pereira, esteve em Brasília. A ida à capital federal teve como objetivo participar do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municípios Associados.

Para o encontro, a presidente levou pautas importantes do nosso setor cultural, como a acessibilidade dos editais às pessoas portadoras de alguma necessidade especial, questões sobre a Lei Paulo Gustavo, Conferência de Cultura, entre outras demandas.

Foram dois dias de imersão voltados aos diversos assuntos ligados à cultura nacional e à aplicabilidade da lei.

Ao voltar para Florianópolis (SC), traz, em sua bagagem intelectual, ideias para incrementar o setor cultural e torná-lo ainda mais referência para todo o estado de Santa Catarina.

Viagens internacionais

Por uma construção mais sustentável, visando à qualidade de vida das pessoas, os empresários criciumenses Celita Darós e Valdemar Darós trazem, há mais de 20 anos em viagens internacionais, inovações em produtos diferenciados para o desenvolvimento de nosso país.

Tudo isso para agregar ao bem-estar e ao conforto dos brasileiros, contribuindo com a sustentabilidade e saudabilidade. Você já ouviu falar em sanitário inteligente e leds? O mundo da construção civil vem surpreendendo. Felicidades.

Mundo de magia e aventura

O Ministério da Cultura e o Diamante Energia apresentam de 21 a 28 de julho, no Parque Cultura & Gastronomia, Capivari de Baixo (SC), o grande projeto cultural intitulado “Vitrine Cultural & Gastronômica”. A Cia Ludicoz, além de apresentar a peça “Le Cirque du Pulgue Gourmet”, também encantará a todos com o espetáculo musical “Histórias através do mundo”, que transporta o público para um mundo de magia e aventura.

Os guardiões dos 4 elementos – Atlas, Luna, Lumus e Ula – protegem a natureza e os seres humanos, buscando soluções para os desafios ambientais. Nessa jornada encantadora, eles ensinam às crianças sobre a importância da alimentação saudável, destacando os benefícios de frutas, legumes e alimentos naturais.

Com músicas, danças e uma mensagem inspiradora, o espetáculo ressalta a importância da preservação da natureza, sustentabilidade e cooperação.

O evento também conta com atividades gastronômicas e o acesso é totalmente gratuito. Venha se divertir em família! Informe-se parquediamanteenergia.com.br

Fotos: Reprodução