O estado ficou atrás apenas de São Paulo (276.800), Minas Gerais (144.298), Rio de Janeiro (74.387) e Paraná (70.927)
Na última quinta-feira (27), o governo de Santa Catarina divulgou o balanço do números de vagas de emprego, abertas nos primeiros seis meses de 2023. O estado catarinense abriu 61.533 vagas formais de trabalho, sendo o quinto melhor desempenho do país em volume de carteiras assinadas.
Além disso, nos últimos 12 meses o Estado criou 64.369 novas oportunidades. O balanço é feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Santa Catarina teve um saldo positivo de 1.899 vagas em junho. É um número menor do que o registrado em alguns meses, mas suficiente para manter Santa Catarina no 5° lugar, no ranking nacional.
O governador Jorginho Mello destaca que os resultados são robustos, mas ainda tem espaço para melhorar. “Somos referência nacional quando o assunto é emprego e esses dados são consequência da nossa força produtiva, de um povo empreendedor e confiante que tem segurança para investir aqui”, afirma, reforçando que agora o desafio é criar oportunidades para acelerar a geração de novos empregos
No acumulado do ano, os municípios que mais criaram vagas foram:
- Joinville, com 7.063;
- Itajaí, com 5.649;
- Chapecó, com 3.029.
O diretor de Emprego e Renda da Sicos, Carlos Alberto Arns Filho, acrescenta que Santa Catarina possui a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país. “Isso contribui muito para esses dados, temos também a menor taxa de informalidade entre as unidades da federação”.
Foto: Marco Favero/Secom/Reprodução