Sistemas visam digitalizar documentação e distribuir automaticamente para delegacias competentes
Em solenidade de aniversário da Polícia Civil de Santa Catarina, na última quinta-feira (27), o delegado-geral Ulisses Gabriel anunciou duas novidades na metodologia de atendimento da instituição: o Sistema Único de Denúncias e o Inquérito Policial Digital. Com base em inteligência artificial, os sistemas tem como objetivo acelerar a organização e a distribuição de denúncias, centralizando as informações e agilizando a ponte com o Poder Judiciário.
Sistema Único de Denúncias
“Hoje nós temos vários canais de denúncias, temos o site da Polícia Civil, o 181 [número de telefone], e o WhatsApp. A partir do Sistema Único de Denúncias todas as denúncias serão centralizadas para um único local e, de lá, distribuídas, dando agilidade ao trabalho da PCSC”, informou o delegado Ulisses.
Na prática funciona assim: qualquer denúncia que chegar até a Polícia será gravada e transformada em um documento virtual, por meio de um sistema de inteligência artificial. A partir daí, a denúncia é catalogada automaticamente e enviada de forma instantânea para a respectiva delegacia competente ao caso.
Inquérito Policial Digital
Também está em fase de implantação o Inquérito Policial Digital. “A partir do momento em que a investigação começa, ela será totalmente digitalizada e conectada com o sistema de Poder Judiciário, evitando retrabalhos”, finalizou Ulisses.
Foto: PCSC / Divulgação