21 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Política

Governo de Santa Catarina planeja criar fórum de relações internacionais junto a Consulados

Estreitamento de laços visa desenvolver parcerias internacionais para o Estado

Está na pauta do Governo catarinense criar um fórum de relações internacionais. Essa foi a meta debatida na última sexta-feira (4), em reunião entre o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, junto à Associação Consular de Santa Catarina. O objetivo é facilitar articulações para internacionalização do Estado.

Além disso, o encontro proporcionou maior aproximação entre os países presentes e o governo catarinense com o intuito de estabelecer linhas de coordenação entre a Secretaria de Articulação Internacional e a Associação Consular. O evento aconteceu na Secretaria da Defesa Civil, em Florianópolis, e contou com a participação de diversos representantes consulares sediados em Santa Catarina.

Alguns dos países representados na reunião desta sexta-feira foram: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chile, Costa Rica, Hungria, Itália, Portugal, Reino Unido, Suíça, Uruguai.

 

Segundo Rolando Varela, secretário executivo da Associação Consular e cônsul honorário da Costa Rica, a criação do fórum permitirá aglutinar todas as instituições do governo com as organizações da sociedade. “O objetivo aqui é difundir e aproximar instituições que trabalham para a internacionalização do Estado de Santa Catarina com programas alinhados ao comércio internacional, cooperação internacional para promoção de diversas áreas, como turismo, cultura, desenvolvimento tecnológico e científico”, afirmou Varela.

Presidente da Associação Consular em Santa Catarina e cônsul honorário da Itália, Attilio Colitti, saiu otimista da reunião e elogiou a organização do encontro, destacando as possíveis “oportunidades do Estado para investidores e para intercâmbio”. “Tenho certeza que coisas boas virão dessa parceria entre Governo de Santa Catarina e Associação Consular”, considerou.

Para o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, o estreitamento de laços visa desenvolver negócios internacionais e atrair prosperidade e desenvolvimento para o Estado.

Nós efetivamente hoje caminhamos juntos em uma agenda comum de desenvolvimento para divulgarmos Santa Catarina no exterior, para atrairmos missões, atrairmos empresas e fazermos com que o mundo enxergue o que Santa Catarina tem em termos de potencial e o que pode ser feito em termos de desenvolvimento, investimentos, parcerias, cooperação, projetos e tudo o que desenvolva os nossos parceiros e o nosso Estado. — Juliano Froehner, secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina.

Foto: Ricardo Trida/SECOM