21 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Detran catarinense organiza mutirão de exames práticos em Araranguá; veja datas

Serão mais de 600 vagas disponibilizadas às autoescolas que manifestaram interesse de participar

Com mais de mil pessoas à espera de exames práticos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Araranguá, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran)  de Santa Catarina promove na cidade um mutirão de provas entre os dias 14 e 18 de agosto.

Para atuar no mutirão de Araranguá foram convocados três examinadores, sendo que cada um realiza, em média, 40 exames por dia. Serão atendidas as provas práticas das categorias A (moto) e B (carro), com a disponibilização de mais de 600 vagas às autoescolas que manifestaram interesse de participar do mutirão no município.

Os interessados devem procurar o seu CFC e pedir a inclusão do seu nome no Mutirão.

 

Represamentos

Atualmente são 1.284 pessoas esperando para realizar 1.752 exames em Araranguá — considerando candidatos que aguardam provas em mais de uma categoria. No estado, o número chega a 31,5 mil exames represados e 27 mil pessoas na fila. Segundo o Detran, a alta demanda é consequência de dois fatores: o número insuficiente de examinadores e a prorrogação de prazos para as provas durante a pandemia de Covid-19.

Quando à falta de pessoal para a examinação de provas, o Detran afirma que está sendo planejado um chamamento público para ampliar esses quadros. Porém, ainda não há datas para tal contratação.

“Não podemos admitir que um cliente do Detran, que pagou por esse serviço, espere por tanto tempo. Os mutirões irão nos ajudar a zerar essas demandas, ou chegar perto disso”, afirmou o presidente do Detran, ex-deputado estadual Kennedy Nunes.

Fracasso no primeiro mutirão

Entre os dias 3 e 7 de julho, o Detran de Santa Catarina fez sua primeira investida para tentar combater o represamento de exames práticos, com o mutirão realizado em Florianópolis. No entanto, mesmo com centenas de pessoas atendidas, o número de represamentos não apenas não foi reduzido como aumentou.

Ao final de junho, os números apresentados pelo Detran indicavam menos de 31 mil exames represados, sendo que mais de sete mil estavam apenas na capital catarinense. Após o mutirão, o número de provas práticas represadas ultrapassou 31,5 mil e Florianópolis continua com os mais de sete mil exames em espera.

“Disponibilizamos todas as condições necessárias para os exames, por ser a cidade catarinense com maior represamento de exames práticos. Infelizmente, tivemos muitas faltas e detectamos outros problemas que estamos construindo soluções com a criação do Grupo de Trabalho dos Centros de Formação de Condutores (CFCs)”, justificou Nunes.

Foto: Ascom / Divulgação