Defesa Civil não descarta tempestades, com risco para descargas elétricas e eventual queda de granizo
Formado entre o litoral da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul, mais um ciclone extratropical chega a Santa Catarina nesta sexta-feira (18). Segundo a Defesa Civil do Estado, os ventos começam em direção Norte e viram para Oeste ao longo do dia. Em algumas regiões catarinenses, as rajadas podem superar 70 km/h, o que configura risco moderado para ocorrências como queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica. Confira o mapa abaixo.
Nas áreas em amarelo do mapa, a velocidade média do vento deve ficar entre 20 e 35 km/h, mas as rajadas podem superar os 70 km/h. Nas áreas em verde, o vento médio varia entre 15 e 25 km/h e as rajadas devem ficar entre 50 e 65 km/h, sendo baixo o risco para ocorrências.
Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, esta quinta (17) ainda será ensolarada, com temperaturas chegando aos 30º graus ao longo do dia e mudança brusca a partir de sexta-feira (18).
“A frente fria avança primeiro pelas regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, provocando pancadas de chuvas com trovoadas no período da tarde. Já no final do dia e começo da noite pega a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Norte, provocando a mesma condição. Além de raios a previsão indica ventanias que podem passar dos 60 km/h e as temperaturas acabam diminuindo. No sábado a tendência é de melhora no tempo”, informou o meteorologista Marcelo Martins.
Segundo a meteorologia da Defesa Civil do Estado a sexta começa abafada e o calor se intensifica ainda mais antes das chuvas — que podem ser pontualmente intensas, com risco para descargas elétricas e eventual queda de granizo, iniciando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul a partir da tarde da sexta-feira (18) e avançando para as demais regiões do estado até a manhã do sábado (19).
Mínimas em torno de 17ºC a 20°C no Grande Oeste e no litoral e de 13ºC a 16°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas ficam entre 27°C e 30°C em praticamente todo estado. No Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte, as máximas podem chegar em torno de 34°C.
O sábado (19) ainda inicia com tempo instável em boa parte de Santa Catarina, mas a partir da tarde uma massa de ar seco e frio estabiliza o tempo no Grande Oeste e o sol volta a aparecer.
Na metade Leste do Estado, a nebulosidade predomina e o dia continua chuvoso em áreas entre o Norte e o Litoral de Santa Catarina.
As temperaturas mínimas variam entre 6°C e 9°C na Serra, entre 10°C e 13°C do Oeste ao Planalto Norte e em torno de 14°C a 17°C no Litoral. Já no período da tarde as máximas oscilam entre 16°C e 19°C no Grande Oeste e boa parte do Litoral e ficam na casa dos 12°C aos 14°C entre os Planaltos e a Grande Florianópolis.
Fotos: Defesa Civil de SC