Testes são voltados para crianças e adolescentes nascidos entre 2006 e 2014
Depois da seletiva de Florianópolis, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil chega ao Meio-Oeste catarinense para mais uma pré-seleção, em Joaçaba. A etapa será realizada no dia 14 de setembro, na Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos, a partir das 8h30. Os aprovados terão a oportunidade de participar da seleção nacional e concorrer a uma bolsa de estudos 100% gratuita, para o curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi, localizada em Joinville.
As inscrições pode ser feitas até o dia 11 de setembro no site da Escola Bolshoi com taxa de R$ 30. Crianças da rede pública de ensino e de projetos sociais são isentos da taxa de inscrição, e podem se inscrever neste link.
No último dia 16 de agosto, a Escola do Teatro Bolshoi realizou seletiva em Florianópolis, reunindo cerca de 70 candidatos e candidatas. Das 70 crianças participantes, oito foram selecionadas para a etapa nacional — a última do processo seletivo.
Quem pode participar
Participam dos testes meninas nascidas em 2013 e 2014 e meninos nascidos de 2012 a 2014, para ingresso no 1º Ano de Dança Clássica e não é necessário ter conhecimento em dança. Nesta etapa, da pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.
“Usamos exercícios básicos e lúdicos como saltar, encostar as mãos nos pés sem dobrar os joelhos e outros inerentes ao desenvolvimento da dança”, explica Sylvana Albuquerque, coordenadora do processo seletivo da Escola Bolshoi. Por meio desses movimentos os avaliadores analisam as habilidades das crianças para se desenvolverem no Método Vaganova, utilizado para o ensino de dança clássica na instituição.
Os candidatos com mais potencial, nesta faixa etária (nascidos 2012 a 2014), são indicados para participar da Seleção Nacional, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro, na sede da Escola Bolshoi, em Joinville.
Para os candidatos que já possuem conhecimento, meninas nascidas de 2006 a 2012 e meninos nascidos entre 2006 a 2011, a avaliação é por meio de uma aula de dança, onde os profissionais do Bolshoi analisam a capacidade dos candidatos em realizar exercícios básicos da prática em dança na barra, centro e, para as meninas, o uso das sapatilhas de ponta.
Os candidatos com conhecimento em dança aprovados na pré-seleção participam da Chamada Especial, uma imersão dentro da Escola Bolshoi, com aulas durante uma semana, que ocorre nos dias 25 a 29 de setembro de 2023 na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Escola Bolshoi
A Escola Bolshoi concede 100% de bolsas de estudo para todos os aprovados. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Joinville e dos Amigos do Bolshoi, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal.
A Escola já formou 432 bailarinos e 70% atuam na área da dança pelo Brasil e Exterior. A empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional. Atualmente os jovens formados no Bolshoi Brasil atuam em 26 países e em 5 continentes.
Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom