Participação no curso dá direito a certificado de 20 horas
Entre os dias 11 e 22 de setembro, o curso “Introdução à Astronomia: Estrelas, Galáxias e Cosmologia” será ministrado no Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Promovido pelo Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e pelo Observatório da UFSC, além do Planetário da UFSC, as aulas acontecem das 19h30 às 21h30, de segunda a sexta feira.
São 32 vagas abetas para o público geral. As inscrições são realizadas até o encerramento das vagas e custam R$ 70,00 para estudantes da UFSC e R$ 110,00 para a comunidade externa. A participação no curso, que será realizado no Planetário da UFSC, dá direito a certificado de 20 horas. Para mais se inscrever, clique aqui.
Confira o conteúdo das aulas
Da Terra ao Universo: A concepção do Universo ao longo da história humana. A evolução do pensamento científico. A consciência do Cosmos. As concepções míticas, místicas e científicas.
Astronomia Moderna: A tecnologia disponível e os avanços científicos. Naves, sondas e telescópios atuais. O espectro eletromagnético.
Estrelas: Conceito e estrutura. Tipologia e classificação. Fonte de energia. Evolução estelar e diagrama HR. Sistemas estelares. Variáveis e eruptivas. Pulsares e Buracos Negros.
Meio interestelar: Estrutura. A radiação eletromagnética no meio interestelar. Absorção e dispersão. Composição química e física. Fases constituintes e o berço estelar.
Galáxias: Conceito e estrutura. Classificação. A Via Láctea. Galáxias próximas e o grupo local. Aglomerados galácticos. Quasares e galáxias exóticas. Galáxias emergentes e interativas.
Cosmologia: Introdução histórica. A moderna Cosmologia científica. Princípio cosmológicos e os fatos observacionais. A geometria do espaço. Teorias cosmológicas e os modelos atuais. O Big Bang. Universo inflacionário. A expansão acelerada e a energia escura.
Vida no Universo: Possibilidades de vida no Universo. A equação de Drake. Programa SETI e afins.
Distâncias no Universo: Métodos de cálculo e estimativas. Padrões de distância.
Para mais informações, clique aqui.
Foto: Reprodução