20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Cobra é encontrada dentro de guarda-chuva em Florianópolis

Serpente foi resgata pelos bombeiros em local próximo ao Mercado Público

Enrolada por entre as hastes de um guarda-chuva azul e rosa, uma cobra jararaca foi resgatada na manhã deste sábado (2) no Centro de Florianópolis.

Por volta das 9h15, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para ajudar no salvamento e encontrou o réptil na Rua Francisco Tolentino, próximo ao Mercado Público de Florianópolis.

Segundo a equipe de bombeiros que atuou no caso, “aparentava ser uma cobra filhote”. Eles também informaram que, após o resgate, ela foi solta em área de habitat natural.

 

Bothrops jararaca: causadora de acidentes

De acordo com informações do Instituto Butantan (SP), a jararaca é a principal causadora de acidentes com cobras do Brasil. Existem diversas espécies espalhadas por todo o país, que podem ser encontradas da Bahia até o Rio Grande do Sul, principalmente em regiões de Mata Atlântica e até mesmo em algumas fronteiras do Brasil com Paraguai e Argentina.

Ainda de acordo com o Instituto, as fêmeas costumam ser maiores que os machos, alcançando cerca de 1,5 metro de comprimento, enquanto que eles podem chegar a até 1 metro — diferença causada pelo espaço necessário para as mães carregarem os ovos dos filhotes.

“A cor das jararacas varia de cobra para cobra, com tons marrons escuros ou claros, verdes, acinzentados ou amarelos. Além disso, ela possui desenhos em forma de ferradura na lateral do corpo com diferentes cores, geralmente mais escuros que o restante do corpo”, informa o Butantan.

Fotos: CBMSC / Divulgação