19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Ciclone causa morte e diversas ocorrências em Santa Catarina; veja

As chuva começou no fim do dia e seguiu pela madrugada

Os temporais causados por mais um ciclone extratropical deixaram quatro pessoas mortas e quase 400 desalojadas no Rio Grande do Sul; já em Santa Catarina uma pessoa morreu. Nesta terça-feira (5), a Defesa Civil avalia os prejuízos.

Um homem morreu após o carro em que ele estava ser atingido por uma árvore durante a tempestade e ventania em Jupiá. Outras três pessoas ficaram feridas após ocorrências envolvendo estragos causados pelo fenômeno em Balneário Camboriú e Itajaí, no Litoral Norte. Também houve registro de diversos estragos no estado.

Foram observadas chuvas intensas e volumosas – com acumulados de até 150 mm no Litoral Sul – e tempestades severas com fortes rajadas de vento, que alcançaram os 122 km/h na Serra e aos 113 km/h em Xanxerê.

 

Ao longo do dia foram registradas ocorrências associadas a destelhamentos, queda de árvores, interrupção de energia elétrica, além de alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais. Cerca de 19 mil continuam sem energia, de acordo com a Celesc, porém, “as equipes trabalham para normalizar as redes, até o fim do dia”.

Confira fotos dos estragos:

Fotos: Defesa Civil/Reprodução