Dados serão atualizados após o levantamento total dos danos
e do cadastramento final das famílias afetadas
A estimativa preliminar da Defesa Civil de Florianópolis é de que 85 casas do bairro Monte Cristo, na região Continental da cidade, foram atingidas pelo rompimento do reservatório da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na madrugada desta quarta-feira (6). Segundo a prefeitura, ao menos 100 pessoas foram afetadas pela tragédia e recebem acolhimento.
Ainda não se sabe a quantidade de veículos atingidos e os dados serão atualizados após o levantamento total dos danos e do cadastramento das famílias afetadas. A ocorrência é atendida desde às 2h da madrugada, quando o reservatório se rompeu na Rua Luís Carlos Prestes e a água alagou cerca de 2 mil metros cúbicos, invadindo diversas casas da comunidade.
Promessa de investigação
Durante a noite, moradores da região foram retirados de casa e levados para um galpão na sede do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) por equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O local foi isolado e o caso será investigado.
“De acordo com o delegado-geral, o governador Jorginho Mello (PL) determinou que as polícias Civil e Científica identifiquem as circunstâncias e responsabilizem as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para a catástrofe”, informou a Polícia Civil.
Com capacidade de 8 milhões de litros, o Reservatório de Água Tratada do Monte Cristo foi inaugurado há cerca de um ano e meio, em março de 2022. O investimento na estrutura foi de R$ 6,6 milhões
Abastecimento na região
Segundo a Casan, “o abastecimento de água da região não será interrompido”. Mesmo com o rompimento, a Casan ainda informou que “na cidade, há outros 20 reservatórios”.
Desvio nas linhas de ônibus no Monte Cristo
A Prefeitura de Florianópolis informou que duas linhas que atendem o bairro Monte Cristo foram desviadas temporariamente em razão do rompimento do reservatório.
A linha 670 – Monte Cristo deixa de passar pela Rua Luiz Carlos Prestes, utilizando apenas a Rua Joaquim Nabuco nós dois sentidos conforme a imagem.
Outra linha que deixa de passar pela via interditada é a 671 – Vila/Promorar, retornando pela Rua José Machado Simas, também operando conforme desvio sinalizado na imagem.
Veja imagens aéreas dos locais atingidos
Fotos: CBMSC – PMF / Divulgação