Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou 27 mortos no estado; outro corpo foi encontrado em Santa Catarina
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o número de mortos no estado após a passagem de um ciclone extratropical no estado. Nesta quarta-feira (6), o órgão confirmou 31 vítimas. Outro corpo foi encontrado em Santa Catarina, confirmando 28 mortes na região Sul.
O governador Eduardo Leite afirmou em entrevista coletiva que 15 corpos foram encontrados em casas na cidade de Muçum, no norte do estado. Ele disse que irá disponibilizar helicópteros e outros veículos para resgatar os corpos. “A estrutura que tivermos disponível, de embarcações ou condições para remover esses corpos e trazer mais informações. Vou ficar aqui o tempo necessário. Toda movimentação deve ser feita por helicóptero e devemos resgatar pessoas ao invés de movimentar o governador dali para cá”, pontuou.
Segundo a Defesa Civil, até o último balanço geral divulgado nesta terça-feira (5), eram 67 municípios atingidos somente no Rio Grande do Sul, com 1.650 desabrigados, 3.084 desalojados e mais de 50 mil pessoas afetadas.
As cidades mais afetadas pelo ciclone extratropical estão no norte do estado e as mortes ocorreram, além de Muçum, em Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras. Por causa da tempestade, diversos municípios da região estão às escuras.
A primeira morte foi registrada em Mato Castelhano, onde um homem dentro de uma caminhonete foi arrastado pela correnteza. Em Passo Fundo, uma das cidades mais castigadas, outro homem morreu eletrocutado após ser atingido por uma descarga elétrica.
Em Ibiraiaras foram duas mortes. As duas vítimas tentaram atravessar de carro uma ponte alagada, mas ficaram presas no veículo, que acabou arrastado. Outra vítima no RS é da cidade de Estrela. Em Santa Catarina, a vítima estava em um carro que foi atingido por uma árvore.
Em Lajeado, uma mulher morreu durante resgate de helicóptero após o rompimento do cabo de sustentação. O policial que a acompanhava, que caiu no Rio, foi resgatado com ferimentos.
A previsão da MetSul Meteorologia indica a continuidade da chuva com precipitações localmente moderadas a fortes que devem agravar a situação nos locais que já passam por inundações.
Fonte: Band
Foto: Reprodução