Governador afirma ser uma oportunidade de abrir mercados para as micro e pequenas empresas
A varejista global SHEIN e o governador Jorginho Mello e secretários de Estado estiveram reunidos, nesta terça-feira (5), para oficializar a produção de peças em Santa Catarina, com a parceria de empresas locais.
O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy destacou que a logística de Santa Catarina foi um ponto forte para o avanço das negociações. “O mais importante na leitura da SHEIN foi a capilaridade que o Estado tem da distribuição das empresas têxteis em todo o território catarinense. Isso somado com a questão dos nossos portos, aeroportos e a nossa malha viária. Toda a possibilidade de exportação que existe em Santa Catarina, certamente, foi importante na decisão da SHEIN em começar a produção no nosso estado.”
Para o governador Jorginho Mello, é uma oportunidade de abrir mercados para as micro e pequenas empresas. “Uma empresa com essa envergadura tem condições de fomentar e proporcionar um exponencial de vendas para empresas catarinenses. Vai transformar a cadeia produtiva de Santa Catarina de pequenas e microempresas, tendo a oportunidade de vender para o mundo. Estou muito feliz com essa vinda da SHEIN e com o apoio que o Governo do Estado está dando. Santa Catarina ganha com isso. Queremos fazer com que quem produz e trabalha aqui possa expandir os seus negócios, ganhar mais e contratar mais funcionários.”
No encontro, a representante da empresa destacou o potencial de Santa Catarina. “A ideia é que a gente consiga construir, dentro do estado, uma forma de apoio para a nossa produção. Recentemente anunciamos que estamos trazendo a produção local para o Brasil. E esse é um dos motivos de vir até Santa Catarina. Queremos ser um terceiro mercado com a parceria das empresas já instaladas. A SHEIN não vem com a proposta de criar novas indústrias, mas de agregar e ajudar a desenvolver e construir o potencial produtivo existente. Reconhecemos a capacidade produtiva do estado e a vocação têxtil. Até 2026 queremos atingir outros países com a produção catarinense.”
Sobre a SHEIN
A SHEIN é uma varejista global online de moda. Ao utilizar uma tecnologia de produção sob demanda, a companhia busca reduzir o desperdício de estoque e oferece uma maior variedade de produtos. A companhia alcança clientes em mais de 165 países e tem como centros de operação chaves os escritórios de Singapura, da China e dos Estados Unidos. A SHEIN foi fundada em 2012 pelo empresário chinês Chris Xu.
Modelo de negócios & fornecedores
A SHEIN tem um modelo de negócios único baseado em produção de pequena escala. A companhia produz somente um pequeno lote de 100 a 200 unidades por produto e mede a
resposta do mercado em tempo real, produzindo em maior escala somente os produtos que têm demanda garantida.
A companhia trabalha com mais de 6.000 fornecedores, muitos dos quais são pequenas empresas, para produzir produtos com a marca SHEIN e também itens de vendedores locais para comercializar em seu marketplace.
Foto: Secom/Reprodução