20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Udesc oferece curso prático de escrita teatral com inscrições até sexta-feira

Interessados devem enviar uma carta de intenção, compartilhando suas experiências na escrita teatral

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (15) para o curso “Práticas de Escrita Teatral: memória e oralidade como matéria dramatúrgica”. Oferecida pelo programa de extensão Encontro com Dramaturgo do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), a oficina é gratuita e começa no dia 25 de setembro.

Destinado a artistas, estudantes de teatro, dramaturgos e pessoas interessadas no tema, o curso tem 15 vagas e aceita participantes a partir dos 16 anos de idade. As aulas acontecerão nas segundas e quintas-feiras, das 19h às 22h, até 6 de outubro de 2023, ministradas pelo escritor convidado Victor Nóvoa. Com quatro oficinas e uma palestra de encerramento, no dia 6 de outubro, às 19h, os participantes que completarem o curso terão direito a um certificado de 12h de participação.

Para se inscrever, os interessados devem enviar uma carta de intenção, compartilhando sobre suas experiências na escrita teatral para o e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com. A seleção será baseada na experiência dos candidatos e na ordem de envio dos e-mails de interesse. Os candidatos selecionados receberão confirmação via endereço eletrônico.

 

Organizado pelo professor e coordenador do programa de extensão, Stephan Baumgartel, o projeto tem como intuito criar um ambiente acolhedor e estimulante para que os participantes se sintam livres para desenvolver textos dramatúrgicos a partir de suas vivências e com base em referências teóricas da área.

Sobre o projeto

“Em um cotidiano em que o capitalismo de plataforma esvazia as experiências humanas de convívio e incentiva o excesso de individualismo e as imagens mercantilizadas de si, como criar uma dramaturgia que nasce da escuta do outro?” Essa é a pergunta que permeia os encontros do curso, que procura encontrar respostas para a questão levantada a partir de exercícios de oralidade e práticas de escrita que buscam deslocar a subjetividade do participante a partir do encontro com a realidade do outro.

Sobre o ministrante

Bacharel em artes cênicas pela ECA/ USP no ano de 2006. Pós-graduado em Gramática e textos da língua portuguesa pela Universidade Nove de Julho. Mestre em artes pelo Instituto de artes da UNESP, com pesquisa em processos de criação textual. Desde 2011 trabalha como escritor e produtor no coletivo A Digna.

Organizou um livro – Breves Tessituras da Cidade e publicou outros três, Estilhaços de janela fervem no céu da minha boca (2019, Editora Patuá) Condomínio Nova Era (2014, Editora Giostri) e Verniz náutico para tufos de cabelo (2016, Editora Giostri), sendo que por esse último texto recebeu o V Prêmio Aplauso Brasil de melhor dramaturgia.

Foi coordenador de artes cênicas da Universidade Nove de julho por nove ano e artista docente na Sp Escola de Teatro no módulo de pesquisa – Dramaturgias performativas. Seus textos foram encenados por diretoras e diretores de destaque da cena nacional: Aysha Nascimento, Carla Candiotto, Domingos Montagner, Eliana Monteiro, Georgette Fadel, Luis Fernando Marques (Lubi), Kiko Marques, Paulo Fabiano, Rogério Tarifa, Verônica Veloso e etc. Em 2012, ganhou o concurso Dramaturgias Urgentes do Centro Cultural Banco do Brasil. Docente de cursos de criação textual em todo Brasil.

Foto: Freepik / Reprodução