Pelo menos 16 voos foram cancelados em Porto Alegre
Ainda lidando com os estragos do último ciclone extratropical, que causou 47 mortes e deixou milhares fora de casa, o Rio Grande do Sul agora se prepara para a chegada de um novo ciclone, que deve se formar a partir de quarta-feira (13), segundo o site Climatempo.
Junto ao ciclone, chegam novas chuvas, e, no Vale do Taquari, a cidade de Lajeado deve registrar um aumento superior a 50% na média histórica de chuvas do mês de setembro até a próxima quinta-feira (14) com volume de água superior a 100 milímetros.
Porém, antes mesmo da chegada do novo ciclone, o estado vizinho já registrou chuva e vento forte na noite da última segunda-feira (11). Em Porto Alegre, rajadas de quase 70 km/h derrubaram postes e árvores e pelo menos 16 voos foram cancelados no aeroporto internacional Salgado Filho.
Outras cidades também foram afetadas por chuvas volumosas na última madrugada. Caçapava do Sul, Uruguaiana, São Gabriel, Alegrete e Bagé registraram cerca de 40mm de chuva.
Ajuda catarinense
Bombeiros militares de Santa Catarina atuam junto às equipes gaúchas em missão de busca e resgate de pessoas ilhadas e desaparecidas. A primeira turma de bombeiros catarinenses chegou ao Rio Grande do Sul na quarta-feira (6) e, após avaliação preliminar que constatou maior necessidade, novas equipes especializadas se deslocaram até o estado vizinho nos últimos dias.
Campanhas de arrecadação
Os governos gaúcho e catarinense criaram campanhas para arrecadação de doações aos moradores atingidos pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Até o momento, são 47 mortes confirmadas e dezenas de desaparecidos, além de milhares de desabrigados e desalojados.
Para doar dinheiro diretamente ao Estado do Rio Grande do Sul, há uma chave PIX criada pelo governo no banco Banrisul. A chave é o CNPJ: 92.958.800/0001-38. As doações podem ser feitas em qualquer valor.
Já no estado catarinense, são aceitas outras formas de doação além do dinheiro. Segundo o governo estadual, os itens mais necessários neste momento são roupas de cama e produtos de higiene pessoal e limpeza. As doações podem ser deixadas nos postos ou quartéis da Polícia Militar em todos os municípios do estado até a próxima sexta-feira, 15 de setembro. Depois, as doações serão encaminhadas para as Associações dos Municípios em todas as regiões onde será feito o recolhimento no dia 18.
Foto: Defesa Civil RS