Embora esteja pautado pela prefeitura de Pinhalzinho, protesto está previsto para acontecer em Chapecó
Insatisfeita com o preço de custo para a produção de leite, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pinhalzinho, cidade do Oeste de Santa Catarina, convoca produtores rurais para uma manifestação contra os governos estadual e federal, na próxima sexta-feira (15). O foco do chamamento é para produtores de leite, em cobrança ao que foi chamado de “descompasso” entre os preços de venda e de compra de insumos.
Segundo o secretário municipal, Honorino Dalapossa, o preço pago por produtores pelos insumos não acompanha o valor de venda, o que tem gerado prejuízo ao setor. “Fomos surpreendidos no início do ano com a queda de preços produzidos para a venda. Os insumos para a produção e para a alimentação de animais e de humanos não desceram não desceram na mesma proporção. Criou-se um descompasso que permanece”, afirma.
Por esse motivo, a manifestação foi convocada, em conjunto a Associação Catarinense de Criadores de Bovinos. Embora esteja pautado pela prefeitura de Pinhalzinho, o protesto está previsto para acontecer na Praça da Matriz de Chapecó, às 13h30 de sexta (15).
O Portal TVBV entrou em contato com a Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina e com o Ministério da Agricultura e Pecuária, mas não obteve resposta sobre o caso. O espaço segue aberto.
Foto: Freepik / Reprodução