23 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Polícia explica como brasileiro foragido foi encontrado; confira

Um emissora de TV dos Estados Unidos mostrou o momento em que a polícia prendeu Danilo Cavalcante. Ele estava com novas roupas descansando

A Polícia Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, anunciou a captura de Danilo Souza Cavalcante nas redes sociais nesta quarta-feira, quando a busca entrava em seu 14º dia. Ele foi encontrado escondido e com uma arma roubada.

As imagens aéreas da Fox 29 News mostraram um homem algemado em um terreno de cascalho e vestindo uma camisa cinza de manga comprida com policiais segurando os dois braços. Mais tarde, o homem fica na traseira de um veículo blindado enquanto um policial corta as costas da camisa do pescoço à cintura.

Em coletiva à imprensa estadunidense, os líderes policiais das buscas informaram que ele foi encontrado em uma galpão da concessionária John Deere, em Pottstown, segurando o rifle que roubou da garagem de um proprietário poucos dias antes. Imagens térmicas foram usadas para direcionar a polícia ao local para encontrar e prender Cavalcante, segundo fontes da Associated Press.

 

Durante a captura, a Fox 29 News mostrou algumas imagens, em uma delas ele aparece um ferimento na parte da frente do rosto, com muito sangue, porém, o brasileiro caminha e fala normalmente, sem aparentar estar gravemente ferido. Um policial limpa o rosto do fugitivo e depois ele é encaminhado para dentro de um carro blindado.

A polícia informou que um tradutor foi designado para acompanhar o depoimento do brasileiro, que está preso na delegacia e vai ser encaminhado para a penitênciaria. Uma foto foi tirada pelos policiais com o foragido, e após questionado pela imprensa, o chefe de polícia disse que “todos estão orgulhosos da operação e ele não vê problema em registrar o momento”.

O fim da busca por Cavalcante, 34 anos, ocorreu logo além dos subúrbios povoados da Filadélfia, em uma área de floresta, em terras agrícolas onduladas e um parque municipal. A busca forçou o fechamento das escolas logo no início do ano letivo, gerou avisos para os proprietários trancarem as portas e bloqueou estradas durante o movimentado fim de semana do Dia do Trabalho.

Relembre o caso

Cavalcante escapou da prisão do condado de Chester, no sudeste da Pensilvânia, em 31 de agosto, andando como um caranguejo entre duas paredes cobertas com arame farpado, depois pulando do telhado e correndo para longe. Ele aguardava transferência para a prisão estadual depois de ter sido condenado dias antes por esfaquear mortalmente sua namorada e é procurado por conexão com outro assassinato no Brasil.

As autoridades disseram no fim de semana que Cavalcante escapou da área de busca inicial, fez a barba e trocou de roupa, roubou um veículo para viajar quilômetros em busca de ajuda de ex-colegas de trabalho na zona norte do município e depois abandonou o veículo, pelo menos em parte, porque estava com pouco combustível.

Durante a caçada humana, os residentes nas áreas de busca receberam ligações do 911, Polícia Estadual da Pensilvânia, que aconselhou os residentes a se abrigarem e se trancarem dentro de casa.

No Brasil, Danilo é investigado por matar um homem a tiros na cidade de Figueirópolis, interior do Tocantins, em 2017.