Udesc não conseguiu boa classificação ocupa posição no intervalo entre a 251ª e a 300ª colocação
Um novo ranking internacional conceituou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como 4ª melhor instituição federal de ensino superior do Brasil. Divulgado na última quarta-feira (13), o QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024 classificou as melhores universidades da América Latina.
Entre universidades brasileiras em geral, a UFSC cai para 8º lugar. Passam na frente três instituições estaduais e uma particular. São elas, em ordem decrescente: Universidade de São Paulo (USP), líder do ranking latino, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), além da particular Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Completam o top 8 as federais do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Confira abaixo o ranking brasileiro.
Considerando todas as instituições da América Latina e do Caribe, a UFSC ocupa a 23ª colocação. A liderança é da USP, seguida pela Pontificia Universidad Católica de Chile e pela Unicamp. Na sequência, o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, no México, e a Universidad de Chile completam o top 5. Segunda e última representante catarinense no ranking, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) não foi bem e ficou classificada entre a 251ª e a 300ª colocação.
Top 10 das instituições brasileiras
- Universidade de São Paulo (USP) — 1º geral
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) — 3º geral
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — 8º geral
- Universidade Estadual Paulista (Unesp) — 10º geral
- Universidade Federal de Minas Gerais — 14º geral
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) — 17º geral
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) — 18º geral
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — 23º geral
- Universidade de Brasília (UnB) — 25º geral
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) — 27º geral
Para conferir o ranking completo, clique aqui.
Sobre o ranking
A classificação é elaborada anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica especializada em educação. O ranking analisou 430 instituições em 25 países da América Latina e do Caribe.
O índice de cada instituição é elaborado por meio de oito indicadores com pesos distintos: reputação acadêmica (30%), reputação de empregabilidade (20%), proporção de professor por estudante (10%), proporção de docentes com doutorado (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por instituição (5%) e alcance na internet (5%).
Os indicadores mais fortes da UFSC nesta edição do ranking foram proporção de docentes com doutorado (nota 99.7), rede internacional de pesquisa (nota 98.1) e alcance na web (nota 97.4). Em relação aos artigos da UFSC e citações externas entre 2017 e 2022, a temática principal da UFSC foram trabalhos nas áreas de Medicina e Ciências da Vida (Life Sciences & Medicine).
Foto: Agecom UFSC