Com inscrições gratuitas, artistas selecionados receberão auxílio financeiro para participar
A primeira edição do Cena_Doc, está com as inscrições abertas para a residência artística e incubadora de projetos. Artistas que atuam em Santa Catarina com teatro, dança, performance ou circo, que tenham projetos que dialoguem com o campo da pesquisa e criação documental em qualquer estágio de criação, podem se inscrever até 28 de setembro no site do Cena_Doc. As inscrições da convocatória para seleção de artistas são gratuitas.
Nesta edição, serão selecionados 10 artistas, sendo cinco da mesorregião da Grande Florianópolis e um de cada mesorregião de Santa Catarina, Oeste, Norte, Sul, Serra e Vale do Itajaí. Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas para cialavaca@gmail.com com a informação “Dúvidas Convocatória” no título.
De acordo com Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca, todos os selecionados vão receber auxílio financeiro para participar dos projetos que acontecem de 3 a 7 de outubro no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis. “Serão 40 horas de formação em cinco dias de imersão e muito trabalho. O resultado dos selecionados será divulgado nas redes sociais do @cenadoc e da @cialavaca até o dia o dia 30 de setembro de 2023”, destaca.
A residência artística será um espaço de desenvolvimento de propostas artísticas individuais com orientação do ator e diretor Renato Turnes. Que vai compartilhar sua experiência na investigação de dispositivos documentais, como procedimento de criação em diversos espetáculos, performances e filmes que realizou na última década.
Já a incubadora de projetos, que terá a orientação de Milena Moraes, busca mapear os caminhos para a viabilização econômica dessas criações de acordo com o contexto de cada artista. Também será trabalhada a elaboração de um projeto base que possa ser aplicado em diferentes convocatórias e editais.
O Cena_Doc Residência Artística e Incubadora de Projetos foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura, e tem apoio do Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SECARTE/DAC).
Foto: Freepik / Reprodução