19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Turismo

Turismo de inverno da Serra catarinense apresenta crescimento, aponta pesquisa

Hotelaria e turismo gastronômico são os maiores destaques na arrecadação da região durante o inverno

Puxada pelo setor de hotelaria, a economia da Serra Catarinense cresceu durante o inverno de 2023. Dados da 12ª Pesquisa de Inverno na Serra Catarinense, apresentados pela Fecomércio na manhã da última quinta-feira (21), indicam um maior faturamento das empresas da região nos meses de julho e agosto de 2023.

Segundo a pesquisa, o setor com maior investimento dos visitantes foi a hotelaria, que também apresentou uma maior procura desde 2017. Em números, o faturamento das empresas da região aumentou em 2,3%, comparado ao ano anterior, e em 8,7% em relação aos outros meses de 2023. Assim, houve também um crescimento de quase 5% na contratação de trabalhadores para o período de inverno.

No setor hoteleiro, o maior público é formado por brasileiros, principalmente catarinenses, e a alta procura representou um aumento de quase 10% entre 2022 e 2023. Moradores do Rio Grande do Sul também passaram a visitar mais a Serra, configurando 11% dos turistas.

Ainda, a pesquisa aponta que a procura por alimentos e bebidas catarinenses também cresceu, de forma que 84% dos entrevistados experimentaram ou iriam experimentar itens alimentícios da Serra.

O evento, realizado anualmente pela Fecomércio, divulga dados a respeito do turismo catarinense levantados durante os meses de julho e agosto daquele ano. Neste ano, a cerimônia foi ministrada pelo coordenador do observatório de turismo da Fecomércio, André Carvalho, e pela analista da divisão de planejamento, Daniele Carvalho.

Estação Inverno

No fim de maio, Santa Catarina lançou a Estação Inverno Santa Catarina, que começou em 1º de junho a e vai até 30 de setembro. Uma ação conjunta de vários órgãos públicos estaduais, com a participação do Sebrae e Fecomercio-SC, que visa transformar, em poucos anos, o posicionamento do Estado como destino turístico na estação mais fria do ano. Com essa iniciativa, o Governo do Estado passa a ter no inverno a mesma relação governamental que tem com a já consolidada temporada de verão.

O secretário de Turismo, Evandro Neiva, ressaltou que o setor tem se transformado em uma grande fonte de investimento do Estado. “Esses dados apontam que o verão e o inverno são turismo o ano todo. Agradeço e parabenizo a Fecomércio, nós temos um grande trabalho pela frente que vai apenas trazer bons frutos”, disse o secretário.

Foto: Reprodução