FECAM realiza Congresso dos Municípios de 27 a 29 de setembro
Com o tema “Conectando cidades, construindo o futuro”, o Congresso dos Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) reúne prefeitos de diversas cidades catarinenses nos próximos dias 27, 28 e 29 de setembro em São José, na Grande Florianópolis. O evento será realizado na Arena Opus, com expectativa para cinco mil pessoas.
Realizada pela Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), a edição deste ano traz palestras, mesas redondas, oficinas e debates sobre temas pertinentes à administração pública nas áreas da inovação, sustentabilidade e gestão eficiente, além de mais de 50 atividades integrativas.
O congresso tem presença confirmada de prefeitos, representantes do governo federal e estadual, além de servidores públicos, empresários e especialistas em debates voltados para a administração pública municipal.
Roteiro do congresso
Quarta, 27/09
Logo após a solenidade de abertura, marcada para as 9h de quarta (27), o COMAC recebe o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), em um painel sobre o programa Santa Catarina Levada a Sério, mediado pela presidente da FECAM, Milena Lopes. Ao longo do dia, quatro palcos paralelos além de salas temáticas discutirão temas como comunicação pública, segurança nas escolas, governança na adminstração pública, governo digital e os desafios da saúde catarinense.
Heni Ozi Cukier, o Professor HOC, encerra o primeiro dia de congresso, com uma palestra sobre os desafios do Brasil e o contexto geopolítico. A primeira noite do COMAC-SC fechará em grande estilo, com show da Camerata Florianópolis.
Quinta, 28/09
No segundo dia do evento, representantes das esferas estadual e federal sobem ao palco para discutir temas como ICMS da Educação, Nova Lei de Licitações, segurança de dados, cidades inteligentes, entre outros. Ao final do segundo dia está programada uma palestra do Governo Federal sobre Soluções do Ministério da Gestão e Inovação. O Fórum Parlamentar Catarinense marcará presença também, em um painel onde serão discutidos os temas: Reforma Tributária, Nova Lei de Licitação, FPM e Emendas Parlamentares.
Sexta, 29/09
O último dia do evento, destaque para paineis sobre a importância das boas bráticas no desenvolvimento da gestão municipal e Mulheres na Política, com a presença da presidente da FECAM, Milena Lopes, a vice-governadora Marilisa Boehm, a presidente da UVESC, Marcilei Vignatti e a deputada federal Caroline de Toni.
O encerramento do evento ficará por conta de uma das principais referências em Ética no Brasil, o jornalista e professor Clóvis de Barros Filho. Filósofo, jornalista e docente na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é autor dos livros A Felicidade é Inútil, Shinsetsu: o Poder da Gentileza, Ética e Vergonha na Cara! (junto de Mario Sergio Cortella), A Vida que Vale a Pena ser Vivida (junto de Arthur Meucci), e A Monja e o Professor: Reflexões sobre Ética, Preceitos e Valores (em parceria com a Monja Cohen).
Comunicação pública em pauta
Uma das novidades dessa edição é a Sala da Comunicação, um espaço exclusivo para pautas focadas em comunicação pública. “Gestão pública que vira notícia”, “condutas vedadas” e “prefeitos como garotos-propaganda das administrações” são alguns dos temas que prometem despertar o interesse não só de profissionais da área como de gestores e servidores públicos que pretendem aprimorar sua comunicação com a sociedade.
Boas Práticas
Durante a programação do COMAC, as prefeituras terão a oportunidade de apresentarem boas práticas que executam em seus municípios. Ao todo, 101 iniciativas foram selecionadas para a apresentação em painéis de 15 minutos.
As iniciativas municipais foram selecionadas a partir do Banco de Boas Práticas, uma iniciativa da FECAM, em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), CINCATARINA, ARIS, e da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) que tem o objetivo de mapear as boas ações desenvolvidas nos municípios brasileiros, em diferentes áreas, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Para participação no evento, foram consideradas somente boas práticas realizadas nos municípios catarinenses. Os avaliadores levaram em conta sete critérios de seleção, que passam pela criatividade, replicabilidade e impacto social da medida, além do caráter inovador, envolvimento da população, economia e otimização de recursos financeiros e obtenção dos resultados almejados.
Ao todo, 89 municípios catarinenses, de 12 associações e consórcios, submeteram 305 iniciativas. “Considerando a excelência e a relevância das práticas inscritas, decidimos intensificar as apresentações na programação do COMAC, dando mais oportunidade às prefeituras para exporem seus projetos bem sucedidos”, explica a presidente da FECAM, Milena Lopes.
Foto: Divulgação