Competição reúne mais de 4 mil atletas em 16 modalidades
Começou oficialmente nesta terça-feira, 26, a 22ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC). A solenidade de abertura aconteceu no Complexo Esportivo Rozendo Vasconcelos Lima do Instituto Estadual de Educação (I.E.E) em Florianópolis. É a primeira vez na história da competição que a capital de Santa Catarina sedia a OLESC, que, neste ano, acontece até o dia 3 de outubro.
Ao todo, são mais de 4 mil atletas, com até 16 anos de idade, de 99 municípios catarinenses, que competem em 16 modalidades, abrangendo uma ampla variedade de disciplinas esportivas. As modalidades em disputa na OLESC incluem atletismo, basquete, handebol, vôlei, tênis de mesa, tênis de campo, badminton, judô, karatê, taekwondo, xadrez, ginástica artística, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia, futsal masculino, futsal feminino e ciclismo.
Presidente da Fesporte e campeão olímpico de vôlei nas olimpíadas de Barcelona, em 1992, Paulo Jukoski deixou um recado para os atletas. “A sorte é proporcional ao trabalho. Quanto mais eles treinam, mais sorte eles vão ter. Eu tive que treinar muito, me esforçar muito, abrir mão de muita coisa. E é isso que eles têm que fazer. Se quer ser esportista, se quer ser atleta tem que abrir mão. Não existe receita de bolo, existe trabalho. E é isso que eu gosto de compartilhar com essa molecada toda”, revela Paulão.
Ainda, Paulão reconhece que é obrigação do governo de fortalecer o incentivo ao esporte no estado. “A OLESC, por ser olimpíada estudantil, o compromisso é muito grande porque envolve o sonho dessas crianças e adolescentes em se tornarem atletas. E aí é lógico que o Governo, o poder público têm essa obrigação de realmente fortalecer esse sonho e dar os instrumentos, as ferramentas pra que eles consigam entender que esse sonho é viável”, ressalta.
Fotos: Roberto Zacarias/Secom