Sabidamente qualquer ato oficial, especialmente nesta época que precede um importante pleito, em que serão eleitos vereadores, vice-prefeitos e prefeitos, tem viés político. Aliás, todo o ato nesse sentido busca dividendos, embora importantes e salutares para as comunidades representadas. Não é uma crítica contra os atos, apenas uma constatação costumaz. Portanto, não tiro o mérito. Afinal, são também conquistas. Nesse sentido, o governador Jorginho Mello está no Oeste do Estado, desde a sexta-feira (29), fazendo o seu trabalho, inaugurando obras, liberando recursos do Estrada Boa, entre outras ações.
Visita a Chapecó com a garantia de aportes financeiros e visitas pontuais e de impacto político / Foto: Roberto Zacarias/Secom
Destaque para Chapecó
Na visita ao Oeste, Chapecó tem maior relevância. Ocasião em que foram visitadas uma das mais importantes obras da cidade, a do elevado da Bandeira, que já estão com 54% do total concluídas. A visita foi na tarde desta sexta-feira. Jorginho Mello este ao lado prefeito João Rodrigues, acompanhado também da deputada federal Daniela Reinehr (PL). Vale dizer que obra está sendo edificada com a parceria do Governo do Estado, o que não torna o prefeito e o governador íntimos nos interesses políticos. No entanto, ambos têm seus méritos. No pleito que se avizinha, João Rodrigues é candidatíssimo à reeleição. A deputada Daniela, pode ser considerada uma sombra, pois, é uma das representantes do Partido Liberal, a ter o nome sondado para uma possível candidatura, assim como o da deputada Caroline De Toni (PL). Bem. Os desdobramentos ainda não são oficiais. Quem sabe, Jorginho e João Rodrigues estejam traçando algo que ainda não sabemos, politicamente. Estes dois, também estão de olho no 2026.
PL Mulher evidencia protagonismo na Serra
Lages foi palco de um encontro, que de acordo com os participantes, marcará a história política da Serra Catarinense. O auditório da CDL, na noite de quinta-feira (28), a explicitação da esperança, determinação e sonhos de mulheres dos quatro cantos da Serra Catarinense. Foi o 1º Encontro Regional do PL Mulher na Serra Catarinense, e que pode ser considerado um marco de protagonismo feminino na região. O evento foi coordenado pela prefeita Fernanda Cordova, de Palmeira, e da executiva do PL Mulher, de Lages. Estiveram presentes figuras políticas de destaque, como a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo, o deputado estadual Marcius Machado, e a deputada federal Júlia Zanatta. Não faltaram discursos eloquentes, com fortes relatos de mulheres inspiradoras, e que lutam contra as adversidades que influencia as vidas das comunidades. O ponto alto, foi a evidência do protagonismo. As mulheres, incentivadas pelo PL Mulher, estão prontas para assumir papéis de liderança e fazer a diferença em seus municípios.
Mulheres não querem simplesmente cumprir cota
Em uma atmosfera repleta de energia e empoderamento, as mais de trezentas mulheres presentes compartilharam experiências, trocaram ideias e, acima de tudo, fortaleceram a rede de apoio mútuo que o PL Mulher busca estabelecer na região. A prefeita Fernanda Cordova, visivelmente emocionada, destacou a importância do evento: “As mulheres não estão aqui apenas para cumprir cotas. Elas estão aqui para liderar, inspirar e transformar. E, com o apoio do PL e de toda a comunidade, elas estão aqui dizendo que estão prontas para fazer exatamente isso. Hoje, as mulheres da Serra Catarinense estão dizendo: ‘Nós estamos aqui, e estamos prontas para liderar’”, destacou.
Proposta do PL Mulher
O evento também serviu como um lembrete do objetivo do PL: eleger mais mulheres nos municípios catarinenses em 2024. E, após o sucesso do encontro, esse objetivo parece não apenas possível, mas provável. A deputada Ana Caroline Campagnolo, presidente do PL Mulher de Santa Catarina, que palestrou no evento, destacou o sucesso do encontro. Segundo disse, espera que essa oportunidade evidencie os valores das mulheres e que elas possam ser bem sucedidas nas urnas, ocupando espaços de liderança. Campagnolo, em resumo, afirmou que o 1º Encontro Regional do PL Mulher na Serra Catarinense não foi apenas um evento. Foi uma declaração. Uma declaração de que as mulheres da região estão prontas para assumir o protagonismo e deixar sua marca na história política de Santa Catarina. “E, com o apoio e determinação que vimos ontem, não há dúvidas de que elas conseguirão”, concluiu.