Gugie Cavalcanti, conhecida por seu mural em homenagem a Antonieta de Barros, no Centro
de Florianópolis, agora foi responsável pela pintura na revitalização de prédio da UFSC
O planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ganhou novas cores. A paisagem vibrante de crianças sorrindo em meio a um campo de flores foi pintada pela artista catarinense Gugie Cavalcanti, famosa também por seu mural no Centro de Florianópolis, em homenagem a Antonieta de Barros. No Instagram, Gugie publicou o vídeo de seu trabalho e, por um motivo curioso, a cena viralizou.
A precisão de Gugie chamou a atenção de outro artista visual, o influenciador Filipe Grimaldi, conhecido por reagir a vídeos de pintores e desenhistas e exaltá-los por suas técnicas manuais com o bordão “chora Photoshop”. Publicado por Grimaldi na última quinta (28), o vídeo de sua reação já passa das 100 mil visualizações.
Suspensa por um guindaste para pintar o topo do prédio, Gugie aparece nas imagens se esticando para alcançar a estrutura e arranca elogios de Grimaldi: “Voando, hein, amiga, voando. Olha que cena maravilhosa, que coisa fantástica”, diz o influenciador paulista. Para assistir ao vídeo de Gugie executando o trabalho com a narração de Grimaldi, clique aqui.
Novas cores no planetário
“São duas crianças sorrindo no meio de um campo de flores enquanto olham o céu estrelado”, disse Gugie à agência de notícias da UFSC. A pintura que transformou a cobertura do Planetário, edifício do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), foi finalizada na semana passada. Ainda de acordo com a artista, o trabalho foi realizado com uma mescla de técnicas, com spray, tinta látex e marcações para ampliar os retratos.
Visitas
As visitas no Observatório, construção ao lado do Planetário, ocorrem de duas formas: pelas visitas semanais abertas, toda quarta-feira a partir do anoitecer, ou visitas agendadas. Também são realizadas as observações de fenômenos astronômicos como eclipses lunares e solares e trânsitos de planetas. Para agendar visitas é necessário entrar em contato pelo e-mail: observatorio@contato.ufsc.br.
Fotos: Mateus Mendonça / Agecom UFSC