Categoria feminina divulgou programação de 2024, com sete etapas
A Fórmula 1 e a F1 Academy anunciaram nesta terça-feira (17) o calendário da temporada 2024 da categoria feminina, que serve para a formação de jovens competidoras no caminho até a F1. Ao todo, serão sete etapas, todas realizadas como apoio de Grandes Prêmios.
Em 2024, a competição começará nos dias 7, 8 e 9 de março com a etapa de Jedá (Arábia Saudita). O encerramento acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).
A temporada contará também com as provas de Miami, Espanha, Holanda, Singapura e Qatar, sempre nos finais de semana da Fórmula 1. Em comparação à temporada 2023, cinco circuitos deixarão a F1 Academy: Red Bull Ring (Áustria), Ricardo Tormo (Espanha), Monza (Itália), Paul Ricard (França) e Circuito das Américas (Estados Unidos).
A tendência é que cada etapa conte novamente com três corridas cada, totalizando 21 corridas no ano. A F1 Academy ainda promete anunciar um calendário de testes, mas as datas da pré-temporada serão divulgadas “no devido momento”.
“Este calendário consolida nossa ambição de nos tornarmos uma categoria verdadeiramente global, expandido nosso alcance e melhorando a visibilidade para nossa missão”, afirmou Susie Wolff, diretora administrativa da F1 Academy.
“Queremos inspirar jovens garotas e mulheres em todo o mundo, e mostrar a elas que há lugar em nosso esporte, e correr ao lado da Fórmula 1 irá nos ajudar a alcançar isso”, completou a escocesa.
O anúncio indica o fortalecimento das relações entre a F1 Academy e a Fórmula 1. Em setembro, a principal categoria do automobilismo mundial anunciou a entrada na categoria feminina, incluindo todas as dez equipes do grid atual no apoio às competidoras – que, entre outras coisas, terão os carros identificados nas cores de cada respectiva escuderia.