A iniciativa é parte de uma programação da equipe para as três etapas norte-americanas da F1 no ano
A Red Bull ganhou um visual diferente para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2023, no Circuito das Américas: a tradicional pintura azul-marinho ganhou detalhes em um tom mais claro de azul, acompanhados de faixas vermelhas e brancas e de estrelas nas três cores.
A inspiração é clara: a bandeira do Texas, estado cuja capital Austin é a casa do traçado da prova. A iniciativa é parte de uma programação da equipe para as três etapas norte-americanas da F1 no ano: Miami (5 a 7 de maio), EUA (20 a 22 de outubro) e Las Vegas (16 a 18 de novembro), todas com visuais especiais oferecidos por fãs.
Mas uma coincidência une os projetos vencedores até aqui: ambos são argentinos. O visual apresentado para o GP dos Estados Unidos foi apresentado por Franco Cavallone, um designer gráfico de 39 anos. Mora há 20 anos em Rosário, maior cidade da província de Santa Fé, mas nasceu e cresceu na pequena Capitán Bermúdez, na região metropolitana rosarina.
Cavallone começou a desenhar aos 15 anos e cursou desenho gráfico na Escola Superior de Desenho, também em Rosário. Trabalha como freelancer em projetos da indústria têxtil e, como esperado, é fã de Fórmula 1.
A ideia do design para o GP dos Estados Unidos veio após acompanhar presencialmente o GP de Miami, quando a Red Bull correu com os carros adornados por faixas em azul e rosa. Curiosamente, a pintura da corrida na Flórida também foi idealizada por uma argentina: Martina Andriano, estudante de desenho gráfico da UAI (Universidad Abierta Interamericana), também em Rosário.
A vitória de Martina veio após uma eleição interna da Red Bull. No caso de Franco, o time fez uma pré-seleção de projetos e abriu uma votação para fãs que fazem parte de um programa de afiliados. Na eleição popular, nova vitória argentina – e rosarina.
“Estava vendo a segunda sessão de treinos do GP de Miami, era a primeira vez que eu ia a uma corrida, e descobri que a decoração da Red Bull havia sido feita por uma fã da Argentina, como eu. Quando voltei ao meu hotel, procurei sobre a competição, me inscrevi no The Paddock (o programa de fãs da equipe) e comecei a criar ali mesmo meu desenho para Austin”, afirmou o vencedor do projeto da prova de outubro.
“Pensei em Austin e no Circuito das Américas, e me inspirei nas estrelas e listras, e nas faixas vermelhas, brancas e azuis das curvas do circuito. Inclusive conversei com Martina, a vencedora do concurso de Miami, para que me aconselhasse”, completou.
Na equipe, os dois projetos foram recebidos com festa, especialmente diante do engajamento conquistado junto ao público. “Acho que é realmente empolgante ver como esta competição única, feita para fãs, ganha vida e coincide com o crescimento da Fórmula 1 e de nossos torcedores nos EUA. Quero convidar nossa comunidade internacional de fãs da equipe a entrar em nossos boxes e deixar sua marca desenhando as cores com as quais competimos”, afirmou Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, que elogiou os projetos argentinos vencedores até aqui.
“Acho que Franco fez um excelente trabalho, e o carro parece incrível ao exibir as cores e a cultura do Texas. Não é sempre que temos uma pintura provisória, então é ainda mais especial que ela tenha sido feita por um fã. Nossa sede de vitórias continua durante o resto da temporada, e por isso esperamos que este visual seja tão vencedor quando o de Martina em Miami, onde Max (Verstappen) e Checo (Pérez) conquistaram os dois primeiros lugares do pódio”, completou.
Fonte: Band
Foto: Red Bull Racing/Red Bull Content Pool/Reprodução