Entenda o que aconteceu em Austin, no Texas, para Hamilton e Leclerc serem eliminados da corrida
Horas depois da realização do GP dos Estados Unidos de 2023, em Austin, no Texas, uma notícia agitou a Fórmula 1: Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados da prova. Com as punições, Lando Norris subiu para a segunda posição, com Carlos Sainz (Ferrari) em terceiro e Sergio Pérez (Red Bull) em quarto.
Segundo a F1, análises depois da corrida apontaram desgastes acima do permitido nas pranchas de madeira que ficam sob os carros, tanto no caso do britânico da Mercedes quanto no caso do monegasco da Ferrari. Ambos ainda podem recorrer da decisão.
Esse desgaste pode estar relacionado a ondulações na pista, característica no traçado em Austin. Cabe às equipes, portanto, usarem uma configuração para deixar o carro mais alto e evitar o desgaste acima do permitido.
O ajuste, às vezes, significa ter uma perda em termos de desempenho e velocidade.
O limite do desgaste permitido pela F1 é de dez milímetros, com tolerância de um milímetro. Para analisar, o delegado técnico da prova comparou as pranchas dos dois desclassificados com as dos carros de Max Verstappen (Red Bull) e Lando Norris (McLaren), que ficaram dentro da margem.
Hamilton havia sido o segundo colocado, com Leclerc em quarto. Com as punições, Norris sobe para a segunda posição, com Carlos Sainz (Ferrari) em terceiro e Sergio Pérez (Red Bull) em quarto. Os dois pilotos da Williams entram na zona de pontuação: Alexander Albon em nono, Logan Sargeant em décimo.
Resultado do GP dos EUA de F1
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Lando Norris (GBR/McLaren)
Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
George Russell (GBR/Mercedes)
Pierre Gasly (FRA/Alpine)
Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)*
Alexander Albon (TAI/Williams)
Logan Sargeant (EUA/Williams)
*Ponto extra pela melhor volta
Fonte: Band
Foto: F1/Twitter/Reprodução