24 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Deputados se opõem ao fechamento de escolas na Serra

Deputado Lucas Neves protocolou um pedido de esclarecimentos à Secretaria de Estado da Educação / Foto: Agência Alesc

Os deputados Lucas Neves (Podemos) e Luciane Carminatti (PT) se manifestaram e querem esclarecimentos da Secretaria de Estado da Educação (SED), a respeito da recente decisão de encerrar turmas do ensino médio em escolas estaduais na região da Serra. Conforme apurado, a notícia do fechamento pegou de surpresa pais e alunos de Lages, São Joaquim e Urubici, gerando preocupações na comunidade educacional. Lucas destaca a importância de envolver todas as partes interessadas e a necessidade de uma explicação por parte do Governo do Estado para entender os motivos que levaram a essa decisão.

Transtornos com anúncio do fechamento de escolas

Uma das instituições afetadas é a Escola Estadual Visconde de Cairú, localizada no bairro Vila Nova, em Lages. Diante desse cenário, a comunidade está se mobilizando para expressar suas preocupações em relação a essa decisão. Um protesto está agendado para esta segunda-feira, 30, às 19h. O deputado Lucas ressalta que a falta de consulta prévia à comunidade escolar tem gerado inquietação entre pais, estudantes e professores, que agora enfrentam a possibilidade de transferência para outras unidades. Isso pode causar transtornos e até evasão escolar. Entre as providências, de parte do parlamentar, está o protocolamento de um pedido de esclarecimentos à Secretaria de Estado da Educação. Ele destaca que a Serra é uma das regiões mais carentes de Santa Catarina, e a educação é fundamental para a comunidade. Enquanto isso, a coluna aguarda explicações da SED sobre a questão.

Após retorno da viagem internacional a preocupação é com as chuvas

Ao reassumir o governo, o governador se reuniu com a Defesa Civil e se inteirou da situação das chuvas em Santa Catarina / Foto: Eduardo Valente /GOVSC

O alto volume de chuva segue preocupando Santa Catarina. O governador Jorginho Mello, assim que reassumiu o comando, ao retornar da viagem internacional ao Panamá, neste domingo (29), tratou de se reunir com a Defesa Civil para tomar ciência de como anda a situação do Estado. Soube que outras regiões foram afetadas, como nas localizadas no Extremo Oeste e Planalto Norte. E segundo apurou, ainda há mais chuva forte por vir durante a semana. Seja como for, toda a preocupação do Governo precede, e as recomendações são para que todos estejam alertas. Quem vive perto de encostas ou áreas de risco próximas aos rios, que fiquem atentas. Toda a atenção de parte do governador e das forças de segurança estão sendo dadas, bem como, o auxílio emergencial aos atingidos. Está dentro do contexto e do papel da governança.

Previsão de mais chuva

Na Defesa Civil, Jorginho foi informado que só neste fim de semana foram registrados deslizamentos em seis municípios de Santa Catarina, felizmente sem vítima. Soube também que nesta segunda-feira e terça-feira podem ocorrer novos temporais. Durante a reunião o governador também falou sobre a necessidade de recursos substanciais para as dragagens e disse que pretende fazer campanhas para a limpeza dos rios, bueiros e riachos, a partir de uma grande mobilização junto à população.