23 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Cidade de Santa Catarina produz o melhor queijo da América do Sul; confira

Realizada há 35 anos, a World Cheese Awards de 2023 aconteceu na última sexta em Trondheim

Considerado o Oscar dos queijos, o World Cheese Awards 2023 premiou os melhores queijos do mundo. O Brasil conquistou medalhas e teve o Morro Azul, da Pomerode Alimentos, eleito o melhor da América Latina.

Chamado Morro Azul, da Vermont Queijos Especiais, o queijo produzido em Pomerode foi o único brasileiro a receber uma medalha Super Ouro, quando é unânime a avaliação dos jurados sobre a alta qualidade do produto. A empresa recebeu outras cinco medalhas no concurso.

De acordo com os produtores, após passar por um processo de produção voltado para a retenção de umidade, ele é salgado e posteriormente envolto em um anel de madeira. “É um queijo muito suave e muito cremoso, com notas amanteigadas e lácteas predominantes.”

 

Outras queijarias brasileiras foram premiadas, confira: Bela Fazenda, de São Paulo (1 ouro, 1 prata, 1 bronze); Laticínios Paiolzinho, de Minas Gerais (2 prata); Vigor Alimentos, de São Paulo (1 prata, 2 bronze), Queijo com Sotaque, de Santa Catarina (1 prata, 1 bronze); Casa da Ovelha, do Rio Grande do Sul (1 prata); Laticínios São João, de Santa Catarina (1 prata, 1 bronze); Serra das Antas, de Minas Gerais (2 bronze); Queijaria Alpina, de Goiás (1 bronze); e Queijos Perosa, de Santa Catarina (1 bronze).

Para acompanhar a classificação completa dos queijos, clique aqui.

Foto: Reprodução/World Cheese Awards