20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Política

Trabalhadores da Comcap declaram greve em Florianópolis

Serviços de limpeza pública e coleta de lixo em algumas regiões serão paralisados por tempo indeterminado

Os trabalhadores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) declararam oficialmente a greve da categoria nesta quarta-feira (1º), que exige a renovação do acordo coletivo com a Prefeitura de Florianópolis e a manutenção dos direitos dos servidores. A greve foi aprovada em votação unanime em uma assembleia geral, seguida de uma mobilização até o centro administrativo municipal que reivindicava uma negociação imediata com o prefeito Topázio Neto.

Por conta da paralização dos serviços de limpeza pública e gestão dos resíduos sólidos, parte da cidade deve ficar sem coleta de lixo durante este feriado de finados. A greve se baseia em reivindicações de cumprimento do acordo coletivo da categoria e contra o rebaixamento de salários e direitos e de novas terceirizações do setor, e deve durar por tempo indeterminado.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Sintrasem – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis afirma que a paralisação foi iniciada na Data-base dos trabalhadores. “Isso significa que, a partir de hoje, a categoria está descoberta de um acordo coletivo construído por décadas de luta. Mas a prefeitura ataca a Comcap e tenta rebaixar nossos direitos, ameaçando a própria existência do acordo”.

 

Em nota, a Prefeitura de Florianópolis afirma que “enviou uma proposta à Comcap ainda nessa terça-feira (31), prevendo um reajuste aos trabalhadores dentro da inflação, que deve variar entre 4% e 5%”. Além disso, o executivo propôs um cronograma de reuniões com o sindicato para deliberar as demais cláusulas sociais e financeiras ao longo deste mês de novembro.

A administração ainda afirma que “o sindicato estava disposto a paralisar o serviço por motivações políticas. No momento, a Prefeitura trabalha para credenciar empresas privadas que ofereçam o serviço de recolhimento de lixo nas regiões afetadas da cidade. As regiões Norte e Continente seguem com coleta normal, já que são atendidas por empresa terceirizada”.

 

Foto: Sinatrem