20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Hospital Marieta Konder Bornhausen inaugura 41 novos leitos em Itajaí

Vagas são voltadas a atender principalmente pacientes oncológicos

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, inaugurou 41 novos leitos de internação na manhã desta segunda-feira (6). As vagas irão atender principalmente os pacientes oncológicos da instituição. O espaço, que faz parte do Complexo Madre Teresa, está instalado no 11º andar da torre.

Segundo a secretária de Saúde do estado, Carmen Zanotto, a unidade terá mais de 608 leitos quando todo o complexo estiver ativado. “Os novos leitos abertos hoje significa muito mais do que essa bela estrutura que estamos vendo. Significa preparar os recursos humanos e qualificar a enfermagem que irá atuar. Por isso que precisamos abrir gradualmente para oferecer a melhor qualidade de assistência possível. E até o primeiro trimestre de 2024, queremos ver todo esse bloco em funcionamento para então iniciarmos as adequações do antigo bloco”.

“Estamos investindo na saúde porque essa é uma das prioridades do nosso governo. A inauguração vai contribuir com o bom atendimento à comunidade catarinense que precisa desse serviço especializado. Neste mesmo prédio, fui visitar a UTI que tem uma excelente estrutura. Posso dizer que estamos trabalhando para deixar a saúde de Santa Catarina em ótimas condições”, afirmou o governador Jorginho Mello, que estava presente na inauguração da nova ala, acompanhado da vice-governadora Marilisa Boehm.

 

Em fevereiro deste ano, outra ação importante ocorreu no hospital. Foi inaugurada a nova ala da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizada nos dois primeiros pavimentos do Complexo, que conta com 15 andares. O aumento no número de leitos disponíveis distencionará o hospital, trazendo mais conforto para os pacientes.

 

Superlotação no hospital

A inauguração dos 41 novos leitos acontece em um momento de urgência no Hospital Marieta Konder, que há poucas semanas foi cenário de cenas chocantes devido à situação de superlotação nas internações da enfermaria e Pronto Socorro, informada pelo hospital pelo menos desde o final de agosto.

Com a alta demanda, pacientes estavam sendo “empilhados” na enfermaria e corredores, e macas antigas estavam sendo usadas para acolher os pacientes.

Ainda está prevista para este ano a abertura de mais 10 leitos de UTI neonatal no Hospital. O total investido pelo Estado para a construção da nova torre foi de R$ 134,6 milhões. O Complexo Madre Teresa contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Ambulatório, Banco de Leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 12 salas cirúrgicas sendo três obstétricas, Central de Materiais Esterilizados (CME) e Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) divididos em uma área de mais de 21 mil metros quadrados.

 

Atendimentos

O Hospital Marieta Konder Bornhausen atua com sistema porta aberta, atendendo pacientes de toda a região. Em 2023, já foram prestados 51.260 atendimentos no Pronto Socorro; internados 20.830 pacientes em diversas especialidades clínicas e para tratamento de vários agravos; foram realizados 12.400 procedimentos cirúrgicos; efetivados 579.361 exames de diagnose e 3.359 crianças nasceram na unidade.

 

Foto: PMI