20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Política

Greve da Comcap entra no 7º dia com multa dobrada

Nova decisão foi emitida ontem (6) após Sintrasem manter greve e realizar ato em frente à Prefeitura

A greve dos trabalhadores da Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital) chega ao sétimo dia nesta terça-feira (7) com uma decisão do Judiciário catarinense que dobra o valor da multa aplicado ao Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis) pela não retomada dos serviços de limpeza urbana. Com um despacho emitido nessa segunda-feira (6), a multa foi de R$ 100 mil para R$ 200 mil. Os servidores seguem paralisados, por tempo indeterminado.

O primeiro ofício foi emitido na última quarta-feira (1º), primeiro dia da greve e também Data-base dos trabalhadores, e obrigava a retomada imediata dos serviços.  Além disso, manifestações do Sintrasem não poderiam ser realizados a menos de 450 metros de repartições públicas municipais. O novo despacho emitido ontem pela desembargadora Denise Francoski reforça a possibilidade de utilização de força policial para afastar manifestantes.

Este reforço no despacho se dá por conta de um ato que descumpriu a ordem na tarde de ontem, quando sindicalistas realizaram uma manifestação e espalharam lixo em frente a uma sede da Prefeitura, no Centro de Florianópolis. Com a nova decisão, o Ministério Público e a Polícia Civil foram acionados para investigar a responsabilidade do Sintrasem. De acordo com o prefeito Topázio Neto, a prefeitura vai pedir que o valor seja destinado ao ressarcimento do município para custear outra empresa contratada para a coleta de lixo.

 

O sindicato afirma que não tem conhecimento do teor da nova decisão, e que o departamento jurídico vai analisar assim que tiver acesso. O ato de segunda-feira ocorreu quando dirigentes sindicais sentariam para a primeira reunião de negociações, confirmada em um cronograma enviado aos trabalhadores pelo secretário municipal de Limpeza e Manutenção Urbana, João da Luz, que não compareceu.

Greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores da Comcap paralisaram os serviços na última quarta-feira (1º), exigindo renovação do acordo coletivo com a Prefeitura de Florianópolis e a manutenção dos direitos dos servidores. A greve foi aprovada em votação unanime em uma assembleia geral e deve seguir por tempo indeterminado.

Por conta da paralisação dos serviços de limpeza pública e gestão dos resíduos sólidos, parte da cidade ficou sem coleta de lixo até a contratação de equipes terceirizadas pela Prefeitura no último domingo (5) para atuarem nas áreas Central, Sul da Ilha e Leste da Ilha.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Sintrasem afirmou que “a categoria está descoberta de um acordo coletivo construído por décadas de luta. Mas a prefeitura ataca a Comcap e tenta rebaixar nossos direitos, ameaçando a própria existência do acordo”.

Uma assembleia e dois novos atos foram realizados pelo Sintrasem na manhã desta terça-feira.

 

Foto: Reprodução/Sintrasem