20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Air fryer incendeia apartamento em São José; veja o que não fazer

Corpo de Bombeiros dá dicas de como lidar com incêndios domésticos

Uma residência pegou fogo no bairro Campinas em São José, na Grande Florianópolis, por volta do meio-dia desta quarta-feira (8). O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para atender a ocorrência.

Segundo a guarnição, a causa do início do fogo teria sido uma fritadeira elétrica sem óleo, a popular air fryer, que teria sido deixada ligada quando o proprietário do apartamento saiu. O incêndio já foi controlado.

Como lidar com fogo em uma fritadeira sem óleo?

As air fryers são eletrodomésticos seguros e com baixa probabilidade de causar acidentes. Entretanto, como qualquer outro equipamento elétrico, exige atenção de quem usa.

 

Segundo informações disponibilizadas pelo CBMSC, é importante estar com a manutenção do aparelho em dia para garantir que os recursos próprios de segurança sejam ativados em caso de acidente. Ao menor sinal de mau funcionamento de algum ponto de eletrodoméstico, o ideal é submetê-lo a uma revisão.

Não é indicado usar papel toalha dentro da fritadeira, assim como outras formas inadequadas ou mesmo inflamáveis, pois elas podem queimar e causar um incêndio.

Mesmo que este tipo de aparelho tenha a unção de timer e desligue sozinho ao final do tempo ajustado, não é indicado sair de casa enquanto a air fryer estiver funcionando. Ao terminar de usar, também é importante retirar o aparelho da tomada

 

E em caso de incêndios com óleo?

Incêndios que iniciam com óleo quente são comuns em ambientes domésticos, mas a regra número um para lidar com este tipo de situação é: jamais jogue água em óleo quente.

Isso porque a água e o óleo tem pontos de ebulição diferentes, e a mistura dos dois fluidos pode gerar rapidamente uma explosão e causar muitos danos.

A técnica mais indicada para apagar fogo de óleo quente é o abafamento, pois essa ação impede que o oxigênio do ar alimente ainda mais o fogo. Antes de tudo, é preciso manter a calma. Se possível, desligaro gás que alimenta a chama e se afastar.

Para abafar o fogo, podem ser utilizados uma panela, um pano úmido ou preferivelmente um extintor de incêndio.- Também é importante manter as portas e janelas abertas para ventilar o local, pois toda fumaça é tóxica.

Caso não se sinta seguro ou o incêndio saia de controle, tire todas as pessoas de casa e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo número de telefone 193.

 

Foto: CBMSC