20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Política

Exclusivo: Mãe e filho desembarcam em Florianópolis após deixar a Faixa de Gaza

Samira e o filho de um ano estavam sem contato com família e amigos durante um mês

Após mais de um mês de espera e tensão em meio ao conflito na Faixa de Gaza, Samira Hassan e o filho finalmente puderam chegar em segurança em solo brasileiro. A dona de casa desembarcou em Florianópolis por volta das 15h desta quarta-feira (15) e foi recebida por amigos. Ela e a criança fazem parte de um grupo de 32 pessoas repatriadas por um avião da Força Aérea Brasileira que partiu de Cairo, no Egito, em destino a Brasília, após semanas de pressão do governo Brasileiro pela abertura da passagem de Rafah pelo governo israelense.

Samira e o filho de um ano estavam em Gaza quando a guerra entre Israel e o Hamas começou, no início de outubro. Ela havia levado o filho para conhecer o restante da família. “Estou muito feliz de chegar ao Brasil, aqui tem segurança. Em Gaza não tem luz, água, gás nem comida”, relatou.

O avião da FAB com 22 cidadãos brasileiros, natos e naturalizados, e 10 palestinos saiu de Cairo no domingo (12) de manhã e pousou em Brasília à noite. De lá, Samira e o filho fizeram conexão em Campinas/SP e partiram para Florianópolis em um voo comercial. Ao desembarcar no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a recepção foi cheia de emoção.

 

Entre os amigos que recepcionaram Samira, estavam Taha Yasin e a esposa, que são de origem síria. Eles ficaram sem notícias durante um mês. “A gente estava preocupado e com medo. Minha esposa tentava entrar em contato com ela, mas não tinha sinal. Muitas bombas, não tinha comida nem água”, relatou o barbeiro.

Taha e a esposa se sentem seguros no Brasil e agradecem aos esforços feitos pelo Itamaraty, que disponibilizou a aeronave da FAB e articulou o retorno dos cidadãos brasileiros ao país. “Agora estamos felizes, eles estão seguros, o governo do Brasil acolheu”, finalizou.

Mais de 12 mil pessoas já morreram no conflito entre Israel e o Hamas. Os brasileiros que conseguiram deixar a Faixa de Gaza relatam se sentirem tranquilos em retornar para casa. A sensação é a mesma sentida por familiares e amigos de Samira. Em solo brasileiro, eles querem viver uma nova vida com mais tranquilidade e segurança.

 

Assista à matéria do Band Cidade SC:

 

Fotos: Ronaldo Penido/TVBV