Grandes acumulados de chuva já causam estragos nas regiões centrais do estado
Após uma pausa na chuva e a volta do calor, temporais voltam a deixar o estado de Santa Catarina em alerta a partir desta quinta-feira (16). Nas últimas horas, municípios já registraram alagamentos, quedas de árvores e granizo. A Defesa Civil emitiu alerta para temporais e chuva volumosa, que devem atingir principalmente áreas do Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Sul.
As áreas de maior risco se estende do município de Erval Velho até Correia Pinto. Esta região está em alerta para fortes temporais com rajadas de vento, alagamentos, granizo, raios e risco de enxurrada nas próximas duas horas. Somente nas últimas seis horas, o município de Herval d’Oeste registrou um acumulado de 62.9 mm de chuva.
Fortes rajadas de vento associadas aos temporais também foram observadas, com velocidade de 79 km/h em São Miguel do Oeste e 76 km/h em Chapecó.
O município de Ituporanga, no Vale, registrou acumulados de 58.2 mm de chuva nas últimas seis horas. Já Erval Velho, no Oeste, acumulou 86.6 mm. São Joaquim, na Serra, chegou ao ponto máximo de 110.6 mm neste período. A cidade de Major Gercino é a mais atingida na região da Grande Florianópolis, com acumulados de 64 mm nessas seis horas. A capital acumula 34.2 mm. Até o momento, o Planalto Norte é a região menos atingida pelos temporais.
Chuva já causa estragos
Os altos volumes de chuvas já provocam o aumento no volume de rios e enxurradas em alguns pontos do estado. Vidal Ramos, no Alto Vale, registrou um acumulado de 40.6 mm somente nas últimas três horas, e o nível ro rio Itajaí-Mirim já começou a subir.
Na internet, imagens mostram um carro sendo arrastado pela água na região do município.
08h25(quinta) – Bom dia!
Chove forte neste início da manhã em todo Alto Vale-SC, com trovoadas na região.
No vídeo, carro é levado pelas água em Vidal Ramos (SC ). pic.twitter.com/TdZYVdwrcS— Ciro Salla – ⓟ (@cirosalla) November 16, 2023
Previsão para os próximos dias
A previsão é que os temporais persistam até o sábado (18). A Defesa Civil também está em alerta para ocorrências como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais. Os temporais seguem se formando a partir desta tarde no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e se deslocando para as demais regiões entre a tarde desde quinta (16) e madrugada de sexta-feira (17).
A chuva dá uma pequena trégua na tarde de sexta mas volta a intensificar no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS entre o final da tarde e noite. Nas demais regiões, a chuva ganha intensidade entre a noite de sexta e manhã de sábado (18). Confira a previsão para os acumulados de chuva em cada região:
150 – 250 mm no Planalto Sul;
120 – 180 mm Litoral Sul, Alto Vale e Grande Oeste;
100 – 150 mm Médio e Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis;
50 – 80 mm Planalto Norte e Litoral Norte;
O tempo deve voltar a ficar firme a partir do domingo (19), em decorrência de uma área de alta pressão avança sobre Santa Catarina. O calor também dá uma trégua, e os termômetros devem marcar mínimas entre 8°C e 14°C nos planaltos e regiões serranas.
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom