Fenômenos atingiram dois pontos diferentes da região em menos de 3 horas
Dois tornados atingiram cidades do Oeste de Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira (16). A informação foi divulgada pelos meteorologistas Puiter Scheuer e Ronaldo Coutinho nas redes sociais. Os fenômenos aconteceram nos municípios de Itá e Guaraciaba, entre a 1h e as 4h.
A força do vento foi capaz de torcer, quebrar e até mesmo arrancar árvores nas duas localidades. Em Guaraciaba, uma igreja foi totalmente destruída e mais de 30 casas foram destelhadas. Em Itá, o tornado atingiu a região do interior do município e deixou um rastro de árvores quebradas.
Os fortes ventos e as ocorrências foram previstas e alertadas por avisos meteorológicos da Defesa Civil. No município de Giruá, no noroeste do Rio Grande do Sul, outro tornado também foi registrado. Uma morte foi confirmada, além de um rastro de destruição.
Segundo Scheuer, estes três tornados foram provocados pela formação de um Complexo Convicto de Mesoescala, promovendo inúmeras supercélulas alinhadas associadas ao fluxo de umidade vindo da região da Amazônia.
Por conta dos temporais, mais de 45 mil unidades ficaram sem energia elétrica em Santa Catarina na tarde desta quinta.
Imagens: Reprodução/Redes sociais