Reitor Giovani Broering em agenda na Alesc, acompanhado do Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário, Renato Rodrigues (direita). Ao centro, o deputado Lucas Neves / Foto: Assessoria de Imprensa do deputado)
Ao trazer na coluna deste sábado, temas ligados à educação, não poderia deixar de registrar um fato importante que vem sendo vivenciado em Lages. Distante dos grandes centros, mas que aos poucos tem ganhado destaque em todo o país, envolvendo uma instituição privada de ensino. Sendo assim, está agendada para o próximo dia 21 de novembro, uma Sessão Especial, às 15 horas, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para render homenagem ao reitor da Unifacvest, Geovani Broering, devido à passagem dos 25 anos do aniversário da Instituição. A proposição é do deputado Lucas Neves. O evento acontece no Plenário Deputado Osni Régis, junto ao Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. É uma distinção plenamente merecida.
Outro registro
No último dia 10 de novembro, em Lages, a Câmara Municipal também realizou uma sessão solene, pela passagem dos 25 anos da Instituição. Na ocasião foi outorgado o título de Cidadão Lageano ao reitor Prof. Dr. Geovani Broering. O evento, na ocasião, ocorreu no Teatro da Instituição, e esteve completamente lotado. A proposição, foi do vereador Heron Handerson Souza. Diversos outros vereadores estiveram presente no ato.
Distinção merecida
São momentos marcantes na vida de Giovani e da Instituição. Para quem já teve oportunidade de concluir um curso superior ou está estudando, saberá a razão das homenagens. Atualmente, a Unifacvest conta com uma das melhores estruturas do país, e não para de se desenvolver. Para se ter ideia, é a oitava nacionalmente em número de alunos e a primeira das universidades privadas no conceito máximo no MEC. Portanto, fica o registro, de mais esta justa homenagem a ser concedida a Giovani Broering, desta vez, para que todo o Estado de Santa Catarina possa ver, a importante trajetória do professor e da Instituição, no Estado. Méritos ao deputado Lucas Neves pela proposição.
Deputada destaca importância do Programa Defesa Civil na Escola
Durante a abertura de exposição dedicada aos 10 anos do Programa Defesa Civil na Escola, na terça-feira, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a deputada Paulinha parabenizou a equipe da Secretaria de Estado pela dedicação em realizar o programa e ampliar para mais escolas. Além disso, reforçou que o programa tem muita relação com a segurança escolar: tanto porque os estudantes aprendem a seguir protocolos em casos de eventos extremos quanto pelos valores que são ensinados. A exposição conta com livros, materiais didáticos e documentos usados no projeto ao longo da última década.
Missão é levar a paz nas escolas
A deputada evidenciou que esse é um programa extraordinário que ajuda a construir cidadania, que acolhe as crianças e as conduz para lidar com situações de desastre. E também traz uma série de valores que são importantes para a formação das pessoas, como o civismo, o trabalho em equipe e o respeito ao próximo. Temos que reconhecer e agradecer pelo trabalho feito pelos técnicos da Defesa Civil. Paulinha alertou ainda que a segurança e paz nas escolas se tornou uma missão pessoal após a tragédia na creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, onde quatro crianças morreram. Ela integra a coordenação do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg), que inclui mais de 20 entidades para elaboração de um plano com ações para combater a violência escolar em Santa Catarina.
O programa
O Programa Defesa Civil na Escola, inédito no Brasil, tem como objetivo capacitar professores e estudantes para atuarem de forma compartilhada na gestão de riscos e desastres. Desde o início, quando era um projeto piloto em poucas escolas catarinenses, o programa já impactou mais de 38 mil alunos em 209 municípios, envolvendo 643 escolas e 625 professores. Entre os valores, formar cidadãos capazes de lidar com situações de risco, evitando perdas materiais e, acima de tudo, protegendo vidas. A comemoração dos 10 anos do Programa Defesa Civil na Escola continuará com a Mostra Cultural, que segue na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho até o dia 23 de novembro.