Chapecó registrou acumulados de 125mm de chuva em uma hora
O temporal que atingiu municípios do Oeste de Santa Catarina no final da tarde desta segunda-feira (18) causou alagamentos e diversos danos. Segundo a Defesa Civil, a chuva torrencial chegou a acumulados de aproximadamente 125 mm em uma hora. Os municípios mais atingidos foram Ponte Serrada, Chapecó, Xaxim e Xanxerê.
Por conta do grande volume de chuva, sistemas de drenagem não deram conta de dar vazão à água. Em Chapecó, pelo menos cinco pontos de alagamentos foram registrados em ruas, que tiveram o trânsito bloqueado. Aproximadamente 30 residências foram atingidas com muita água e lama.
O bairro mais atingido foi o Jardim do Lago, na região da Grande Efapi, por ser uma região mais baixa. Bombeiros e a Defesa CIvil estiveram no local para dar suporte às famílias, que relataram não se lembrar de nada igual na região. Alguns muros foram estourados pra facilitar a passagem, escoamento das águas e diminuir alagamentos, que causaram muitos danos materiais, mas sem vítimas.
Na região de Xanxerê, os acumulados de chuva chegaram a 66mm, segundo a Defesa Civil. Fora registradas inundações bruscas brusca no município de Ponte Serrada, que causaram danos em residências e no comércio. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), atenderam a ocorrências nas ruas Onirio Leão Algueiro e Frei Caetano.