Grupo criminoso realizava contrabando e descaminho de cigarros paraguaios e vinhos argentinos
Duas pessoas foram presas preventivamente em uma operação da Polícia Federal que teve como alvo um grupo criminoso envolvido em crimes de contrabando e descaminho de cigarros paraguaios e vinhos argentinos na região de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste de Santa Catarina. A operação foi deflagrada com o apoio da Receita Federal nessa quinta-feira (22).
Além das prisões preventivas, mandados de busca e apreensão foram executados em Dionísio Cerqueira, Chapecó, São José e Florianópolis. O Juízo Federal da 1ª Vara em Chapecó determinou também o sequestro de quatro automóveis, entre eles uma Nissan Frontier.
A ação apreendeu também $ 19.150,00 em pesos argentinos, $ 130,00 dólares e R$ 58.798,00
Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso é suspeito de utilizar contas bancárias de “laranjas”, residentes na região, para ocultar patrimônio e realizar lavagem de dinheiro. Um dos suspeitos já possui condenação em cinco ações penais, além de estar respondendo a outros processos.
Os integrantes da organização criminosa são investigados pelos crimes de descaminho, contrabando e associação criminosa, com penas máximas que somadas podem chegar a 19 anos de prisão.
Foto: PF/Divulgação