Deste número, 36 mil são Microempresas Individuais
Desde o início deste ano até o dia 5 de março, já foram abertas 47.293 empresas em Santa Catarina, sendo que 36 mil são MEI, representando 77% do total. Os dados são do Observatório da Junta Comercial do Estado (Jucesc), vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos).
Ainda pelo levantamento, o ano de 2023 fechou com 223.744 novas empresas constituídas em Santa Catarina. Destas, 96% são empresas de micro e pequeno porte. Florianópolis, Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Criciúma e Chapecó são as cidades que mais se destacaram nesse cenário.
O número de empresas abertas em 2023 representou um aumento de 6,08% em relação ao ano de 2022. Em 2024, a expectativa do Governo de Santa Catarina é superar o ano passado, como resultado das medidas de simplificação implantadas em 2023.
Os setores que se destacam nesse crescimento incluem comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas, e comércio varejista.
Além disso, o tempo de viabilidade, ou seja, a consulta prévia ao processo de abertura da empresa, foi significativamente reduzido de 26 horas para apenas 2 horas nos municípios que aderiram ao programa Simplifica SC. O projeto agiliza os procedimentos relacionados à abertura e alteração de empresas, proporcionando respostas mais rápidas e eficientes para os empreendedores.
“O objetivo traçado pelo governador Jorginho Mello é criar um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento das empresas em Santa Catarina. Estamos comprometidos em promover políticas e iniciativas que estimulem o empreendedorismo, impulsionem a inovação e gerem oportunidades de emprego e renda em nosso estado. Com dedicação e trabalho conjunto, vamos construir um futuro próspero e sustentável para todos os catarinenses”, disse Silvio Dreveck, secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço.
Fernando Baldissera, presidente da Jucesc, enfatizou o compromisso contínuo do estado em promover um ambiente favorável aos negócios, através da simplificação de procedimentos, adoção de tecnologias inovadoras e redução do tempo médio de abertura de empresas. “Estamos empenhados em criar um ambiente de negócios cada vez mais facilitado e dinâmico em Santa Catarina. Nosso objetivo é não apenas atrair novos empreendimentos, mas também proporcionar condições ideais para que os já estabelecidos prosperem e contribuam para o desenvolvimento econômico estadual”, reforçou.
Foto: Ricardo Trida / SECOM