Documento digital vai certificar o desejo de ser um doador e vai ficar disponível em plataforma nacional
A partir desta terça-feira (02) quem deseja ser um doador de órgãos pode formalizar o posicionamento através de um documento oficial, feito digitalmente em qualquer um dos 360 Cartórios de Notas de Santa Catarina. A iniciativa foi desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil, do Conselho Federal (CNB/CF).
O lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) marca o início da campanha “Um Só Coração: seja vida na vida de alguém”. “O AEDO é um marco para Santa Catarina e para todo o Brasil. O CNB/SC encara essa nova função com responsabilidade e empenho, reafirmando nosso compromisso com a comunidade e com a construção de um futuro mais humano e solidário para todos”, disse o presidente do Colégio Notarial do Brasil Seção Santa Catarina (CNB/SC), Guilherme Gaya.
Atualmente quase mil pessoas aguardam na fila por um transplante de órgãos em Santa Catarina. Com o documento os profissionais da Saúde terão em mãos a comprovação do desejo do doador para apresentar a família no momento do óbito.
Para realizar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, o interessado preenche um formulário diretamente no site www.aedo.org.br, que é recepcionado pelo Cartório de Notas selecionado. Em seguida, o tabelião agenda uma sessão de videoconferência para identificar o interessado e coletar a sua manifestação de vontade.
Imagem: Ricardo Wolffenbuttel/Secom