Os pré-candidatos a vereador e lideranças do Podemos de Itajaí se reuniram na sexta-feira, 19, para definir o posicionamento do partido nas eleições de outubro. O encontro teve a presença da presidente estadual do Podemos, que acumula a presidência de Itajai, deputada estadual Paulinha. Foram apresentadas todas as opções de pré-candidaturas majoritárias já anunciadas, mas a escolha do partido foi por Osmar Teixeira, do PSD. Após a decisão tomada, o pré-candidato a prefeito apoiado pelo grupo foi chamado para reforçar a parceria entre os partidos para o pleito deste ano. Paulinha destacou que a opinião de cada um dos pré-candidatos e lideranças presentes foi ouvida, e a decisão de apoio ao Osmar foi unânime. Além disso, reforçou que o partido está sendo construído de forma democrática e participativa, onde a opinião de cada pessoa que trabalha pelo grupo importa. Segundo Paulinha, o mais importante é que o grupo está unido em torno do mesmo projeto, com o firme propósito de apresentar uma nova proposta de governo para Itajaí, que não passa pela negociação de cargos e espaços políticos, que não foi pedido nenhum cargo na prefeitura em troca de apoio.
Jorginho Mello presente no ato pela democracia em Copacabana
Os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), estiveram presentes, mas não discursaram como outros apoiadores do ex-presidente. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas faltou, mas foi lembrado nos discursos. Seja como for, em tempos atuais o conceito democracia tem sido fustigado, em meio a falas esparsas. Em Copacabana (RJ), neste domingo (21), milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram para ato, com o lema de defesa da democracia. O evento atendeu mais uma vez o apelo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Lá também esteve o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Porém, ele não se encontrou com Bolsonaro, em respeito à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que proíbe contato entre investigados por tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Lula. que ficou longe até ele concluir a fala. Bolsonaro ficou longe do carro de som até a saída de Costa Neto. Enfim, durante os manifestos, Bolsonaro chamou atenção para a situação vivida pelo Brasil de hoje. Segundo ele, está próximo de se tornar uma ditadura, e ainda fez referências aos ataques do bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter). Bolsonaro segue sendo o líder de maior poder de aglutinação, em movimentos abertos.
Tramita na Alesc a LDO para 2025
O Poder Executivo encaminhou na semana passada à Assembleia Legislativa a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Santa Catarina para 2025. O projeto de lei (PL), de número 155/2024, entrou em tramitação na quarta-feira (17) e foi encaminhado para análise da Comissão de Finanças e Tributação. A LDO é uma prévia da Lei Orçamentária Anual (LOA), cuja proposta será apresentada pelo Executivo no segundo semestre. No projeto, constam as ações que o governo pretende desenvolver no ano que vem, desde as obras previstas até os gastos necessários para a manutenção da administração, como saúde, educação, segurança, etc, e as despesas com a previdência pública. O Governo projeta receitas e despesas de R$ 53,1 bilhões, R$ 5,1 bilhões a mais do que o estimado para o projeto da LDO 2024.