Por Band.com.br | Foto: Reprodução/Redes sociais
Eduardo Leite alerta a moradores da região de Bento Gonçalves e Santa Bárbara que Rio Taquari deve causar ainda mais enchentes
A Barragem 14 de Julho, localizada entre as cidades de Bento Gonçalves e Cotiporã e abarca diversas cidades do Rio Grande do Sul, teve um rompimento parcial que pode resultar em rompimento total da barragem. A informação foi confirmada pelo vice-governador Gabriel Souza.
“Estamos aqui em Santa Cruz do Sul e houve o rompimento da Barragem de 14 de Julho, é parcial, mas deve resultar em um rompimento total da barragem. O que significa em muita água descendo pelo Rio Taquari, aumentando ainda mais as enchentes e de maneira muito rápida nos municípios a partir de Santa Bárbara”, afirmou o vice-governador.
A orientação imediata, dada pelo vice em vídeo, é de sair imediatamente da região próxima à barragem. “Não é para esperar, saiam de casa e subam além do que já está, pelo menos 6 metros acima. Saiam porque a situação é gravíssima”, pontuou.
> Sobe para 13 o número de mortes e 21 desaparecidos no RS
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão
Apelo do prefeito de Bento Gonçalves (RS), após rompimento da barragem 14 de julho.pic.twitter.com/EOwjadeapY
— Eleições em Pauta (@eleicoesempauta) May 2, 2024
O governador Eduardo Leite afirmou em vídeo que o efeito não será de enxurrada, mas terá curso livre do Rio Taquari. “Infelizmente buscamos evitar o rompimento, mas o volume d’água foi grande e terá efeito de elevação do Rio Taquari e da Bacia do Antas. Fizemos evacuação por sabermos da ameaça de rompimento”, afirmou.