Abordagem de pessoas em situação de rua em Lages. Imagem: Arquivo / Prefeitura de Lages.
Prefeitura oferece acolhimento, alimentação e assistência psicológica para pessoas em vulnerabilidade social
Com a queda das temperaturas a atenção deve redobrada com a população mais vulnerável, como idosos e crianças. Da mesma forma, as pessoas em vulnerabilidade social, principalmente em situação de rua, devem receber uma atenção especial. Pensando nisso, a Prefeitura de Lages, através da Secretaria da Assistência Social, está disponibilizando um “Serviço Especializado em Abordagem Social” para a população em situação de rua.
Os profissionais da assistência social percorrerem ruas e avenidas de Lages durante o dia, noite e madrugada, para identificar pessoas com risco as integridades físicas e mental. “Todo ano nós nos preparamos para acolher as pessoas em situação de rua na nossa cidade. Nesses ambientes elas têm toda a estrutura digna de um lar. São ouvidas com calma e bem assistidas”, explicou a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Vanessa Freitas.
Abordagem Social
Em Lages o “Serviço Especializado em Abordagem Social” funciona diariamente 24 horas por dia e pode ser acionado através do telefone/WhatsApp (49) 99936-1428. A abordagem é realizada por profissionais das áreas de psicologia e serviço social em qualquer ponto da cidade. O objetivo é garantir a efetivação das políticas públicas e assegurar os direitos das pessoas.
Centro POP
O Centro POP é uma unidade pública para a atenção especializada à população em situação de rua, com atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, acompanhamento psicossocial, concessão de passagens, articulação e encaminhamentos para os serviços de saúde mental e de combate ao uso abusivo de álcool e drogas.
São oferecidas refeições, local para higiene pessoal, lavanderia e espaços de guardas de pertences. Da mesma forma, ocorre o encaminhamento para documentação pessoal, inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), dentre outros. A estrutura fica localizada na rua São Joaquim, nº: 241, bairro Copacabana. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
Acolhimento POP
O serviço oferta o atendimento integral de estadia, convívio e endereço de referência para acolher, com privacidade, pessoas em situação de rua e desabrigados por abandono, migração e ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.
É disponibilizado alimentação diária completa e encaminhamentos para as políticas públicas pela equipe técnica da unidade. O Acolhimento POP fica localizado na rua Frei Gabriel, nº: 848, Centro.
Serviço de Acolhimento Noturno (Albergue POP)
Unidade atua no acolhimento imediato, emergencial e provisório, para pessoas de ambos os sexos e acima de 18 anos. É destinado a pessoas em situação de rua, desabrigados por abandono, migração, ausência de residência, em trânsito e sem condições de autossustento. No local é oferecido jantar, pernoite e atendimento psicossocial. O Albergue POP está instalado na rua Visconde de Cairú, bairro Centenário.