19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cultura

Tradicionalismo permanece vivo com CTGs na Festa do Pinhão

Os autênticos pratos serranos são preparados pelos peões e prendas dos CTGs. Imagem: Nilton Wolff/ Silviane Brum.

Presença marcante do tradicionalismo e da culinária serrana destaca a cultura do homem do campo.

O pavilhão Cultural e Tradicionalista, anexo ao Shopinhão, está deixando noites da 34ª Festa Nacional do Pinhão mais movimentadas e quentes. A presença marcante dos centros de tradições gaúchas (CTGs) de Lages, está destacando o tradicionalismo e a culinária serrana enaltecendo a cultura do homem do campo.

São quatro CTGs da cidade, Anita Garibaldi, Barbicacho, Planalto Lageano e Tauras da Serra, que estão com estandes montados no espaço. Entre eles está o CTG Planalto Lageano que completa 65 anos e foi o primeiro CTG de Santa Catarina formado genuinamente por catarinenses.

 

O Patrão geral, João Teles, acredita que a retomada do acesso dos CTGs na Festa é de extrema importância. “O turista que visita a Festa do Pinhão procura conhecer mais sobre a nossa tradição, quer ver as danças, nossos trajes típicos e vivenciar aquilo que está presente na nossa terra. As raízes da Festa do Pinhão têm esse apelo sobre a simplicidade do homem do campo, comida campeira, além do frio e do pinhão, por isso não podemos deixar cair no esquecimento”, comentou.

A cultura serrana permanece viva no pavilhão Cultural e Tradicionalista da Festa do Pinhão. Imagem: Nilton Wolff/ Silviane Brum.

Além da gastronomia típica, com autênticos pratos serranos preparados pelos peões e prendas dos CTGs, o Pavilhão Cultural e Tradicionalista traz para o público apresentações das invernadas artísticas de cada um dos centros.

A empresária lageana, Steffani Santos, fez questão de prestigiar o pavilhão Tradicionalista. “A comida daqui é maravilhosa, sem contar a organização e capricho de cada CTG. A Festa em si está muito bem organizada, porém é preciso valorizar e preservar a questão cultural, afinal foi para isso que a Festa foi criada anos atrás”, declarou.

Já para a lajeana Bruna Ramos, que atualmente reside em Itajaí, a Festa do Pinhão só fica completa com a gastronomia típica. “Tenho muita saudade da comida daqui, então quando venho à Festa, priorizo as nossas comidas típicas, sabendo que foram preparadas por quem realmente entende da culinária serrana”, disse. As atividades do Pavilhão Cultural e Tradicionalista ocorrem todos os dias durante Festa do Pinhão que encerra no próximo domingo (02).