Os dados são da Polícia Civil de Santa Catarina: Imagem: Prefeitura de Joinville.
Este é o segundo ano consecutivo que os índices são reduzidos
A maior cidade de Santa Catarina, Joinville, está comemorando a redução na taxa de criminalidade. Segundo dados da Polícia Civil, as mortes violentas caíram 56,52% e os estupros 47,50%. Da mesma forma, o furto e o roubo de veículos reduziram 41,76%. Já os roubos em residência foram 36% inferiores do que os registrados no 1º trimestre de 2023.
Com os dados divulgados a cidade se consolida como uma das mais seguras do país. “Estamos muito felizes por, mais uma vez, termos obtido excelentes resultados na segurança da nossa cidade. É sempre bom lembrar que isso é fruto do trabalho em conjunto das nossas Forças de Segurança, sejam federais, estaduais e municipais”, destacou o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo. De acordo com ele, o município está formando mais um contingente de 45 novos Guardas Municipais e o monitoramento eletrônico com as câmeras está sendo ampliado.
O delegado Rafaello Ross, destaca que a Polícia Civil alcançou um índice de 80% na resolução de homicídios e que o número de prisões efetuadas pela corporação aumentou 68% o que influência diretamente nos crimes violentos e patrimoniais.
Este é o segundo ano consecutivo que os índices são reduzidos. “E agora reduzimos ainda mais com ações voltadas à preservação da ordem pública por parte da Polícia Militar. Além do trabalho diário, são operações reiteradas do 8º e 17º Batalhão da PM, que fazemos dentro de áreas previamente mapeadas”, explicou o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Márcio Leandro Reisdorfer
O “Anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil” colocou Joinville como o sétimo município, com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, mais seguros do Brasil.