Entre os alvos da operação estão três advogados. Imagem: MPSC.
Em Santa Catarina as ações ocorreram em Barra Velha, Blumenau, Criciúma, Joinville e Imbituba
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (25) foi desencadeada a operação “Sob Encomenda 4”. A ação ocorre nas cidades de Barra Velha, Blumenau, Criciúma, Joinville, Imbituba e na cidade paulista de Praia Grande (SP). O objetivo é investigar advogados e membros de facções criminosas que estão presos no sistema prisional.
Estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. No total 17 pessoas estão sendo investigadas. A operação é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo Grupo Especial para Enfrentamento a Facções Criminosas (Gefac).
Entre os alvos da operação estão três advogados, duas profissionais com mandados de prisão em Joinville, e um ex-agente prisional temporário de Joinville. No Sistema Penitenciário as ações alcançam detentos da Penitenciária Industrial de Joinville, do Presídio Regional de Joinville e do Presídio Regional de Blumenau. Pessoas que estão em liberdade e possuem ligações com os presos também estão sendo investigadas.
A operação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é um desdobramento da Operação “Sob Encomenda I”, realizada em agosto de 2021. O foco é sufocar a prática da chamada “sintonia” entre advogados e membros de facções criminosos que estão no Sistema Prisional.