A cabine foi esmagada com a carga de vergalhões e bobinas de aço. Imagem: CBMSC.
O grave acidente envolveu duas carretas e interditou a BR 101
A colisão foi registrada na noite da última terça-feira (25) na Br 101, no bairro Kobrasol, em São Jsé na Grande Florianópolis. Segundo o Copro de Bombeiros Militar (CBMSC), duas carretas, carregadas com vergalhões de ferro e bobinas de aço, que seguiam em direção ao Sul do Estado quando ocorreu a colisão. Um dos motoristas não conseguiu frear e colidiu na traseira do outro caminhão. Com o impacto da carga avançou sobre a cabine, prendendo o motorista nas ferragens.
A cabine ficou destruída e a vítima ficou presa pelas pernas e com a coluna pressionada sobre o banco retorcido. Rapidamente equipes de socorro do CBMSC, Autopista e Serviço Móvel de Urgência (SAMU) chegaram ao local. Foi necessária a estabilização do veículo para garantir a segurança. Enquanto que a carga era retirada para aliviar o peso sobre a cabine foi retirada a barra de direção, parte do banco e partes internas para criar espaço interno para a retirada da vítima.
A polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou o controle de trânsito e foram acionados em apoio guinchos da Autopista e da Capitania dos Portos de SC para o suporte da carga e da cabine. Devido a complexidade da operação quatro viaturas do CBMSC foram empanhadas. Enquanto o trabalho era realizado a equipe médica do Samu manteve a vitima estável com medicamentos. Foram horas de operação, mas a vítima foi extraída com sucesso e encaminhada para o hospital pelo SAMU.
O reflexos do acidente se estenderam até a manhã desta quarta-feira (26). A operação ara retirada dos caminhões complicou o trânsito na BR 101 o que teve reflexos na malha viária de acesso a capital catarinense.