Por Band.com.br | Foto: Reprodução
Reta final da corrida foi marcada pela disputa entre Red Bull e McLaren
Vitória inesperada de George Russell. Neste domingo (30), Max Verstappen e Lando Norris se tocaram em disputa pela liderança e o resultado do GP da Áustria “caiu no colo” do piloto da Mercedes. Oscar Piastri, da McLaren, e Carlos Sainz, da Ferrari, completaram o pódio. Verstappen ainda conseguiu a quinta colocação. Esta foi a primeira vitória da Mercedes e de Russel desde o GP de São Paulo em novembro de 2022.
“Eu estava torcendo para acontecer o que aconteceu. A gente sonhou com essa possibilidade. Mas a gente trabalhou muito duro desde o começo do ano. As últimas corridas foram muito boas e tem mais por vir”, disse Russell.
Duelo Verstappen x Norris decide a corrida
Após abrirem vantagens confortáveis, Verstappen e Norris foram para o pit ao mesmo tempo, na 24ª volta, e retomaram com diferença de sete segundos entre eles. Na volta 52, Verstappen e Norris fizeram o pit stop novamente juntos. Desta vez, a Red Bull demorou 6,5s para liberar o holandês, e acirrou a disputa pela liderança.
Norris colou no rival, mas não conseguiu fazer a ultrapassagem. Faltando 15 voltas, a perseguição ficou acentuada. Na volta 59, Norris enfim passou Verstappen, mas teve que devolver a posição ao levar vantagem por sair da pista. Na sequência, novo duelo e a mudança no resultado da corrida. Os pilotos se tocaram, os pneus dos dois carros estouraram, e a vitória ficou com a Mercedes.
Verstappen termina e 5º
Apesar do incidente tirar o triunfo do piloto da Red Bull, Verstappen conseguiu prosseguir na corrida e terminar na quinta colocação, enquanto Norris teve que abandonar. Com isso, o holandês foi aos 227 pontos, enquanto Norris permanece em segundo, com 156, e Leclerc é o terceiro, com 150. Mesmo com a vitória, Russell é apenas o sétimo, com 86 pontos.
Início com Hamilton hábil e Leclerc em apuros
Na largada, Verstappen, que era pole, manteve a dianteira e já abriu vantagem na primeira volta, com Noris absoluto em segundo. Hamilton, que largou em quinto, ganhou a posição de Sainz e, em sequência, travou duelo com Russell. No entanto, após ultrapassar o companheiro de Mercedes levou o troco imediato.
A desvantagem maior ficou para Leclerc. O piloto da Ferrari foi tocado por Piastri e, logo na segunda volta, teve de ir ao box por conta de problemas na asa dianteira. Ao voltar para a pista, caiu para a penúltima colocação e teve o desempenho comprometido.
Próxima corrida
O próximo desafio da F1 acontece no fim de semana de 5 a 7 de julho, com a disputa do GP da Inglaterra, em Silverstone. O Grupo Bandeirantes fará a cobertura completa do evento.